Empresários e gestores terão a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) no seminário Manejo de Resíduos Sólidos: Como Isso Afetará o Seu Negócio, que acontece no próximo dia 17, das 19h às 20h30, no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O evento é uma realização conjunta da Acipi com o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba). A participação é aberta aos interessados e gratuita.

 

Estabelecido por lei complementar e decreto municipal, o PGRS é um documento técnico que identifica os resíduos gerados nos estabelecimentos e indica as práticas ambientalmente corretas para sua destinação final. É obrigatório para todas as empresas que geram mais de 200 litros/dia, assim como empresas de tratamento de água e esgoto, drenagem de água pluvial; indústrias em geral; serviços de saúde; construção civil; geradores de resíduos perigosos; serviços de transporte; atividades agropecuárias e silviculturas; estabelecimentos comerciais, institucionais e de serviços que geram resíduos não equiparados aos resíduos domiciliares.

 

No dia 17, o tema será abordado no seminário pelo secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Salvaia, e por Adriana Nolasco, professora doutora da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). A mediação será feita pela sanitarista Tatiana Koroiva. O evento abrirá espaço para perguntas dos participantes.

 

“Com a entrada em vigor dessa legislação, os empresários têm manifestado muitas dúvidas sobre como proceder no manejo dos resíduos sólidos e na elaboração do PGRS. Por isso, Simespi, Acipi e Sincomércio se uniram para levar as informações necessárias e dirimir eventuais dúvidas”, afirma Euclides Libardi, presidente do Simespi.

 

“O seminário será fundamental para entendermos o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e orientarmos os associados à Acipi. Portanto, pensamos em realizar este importante evento justamente como uma oportunidade para que as empresas esclareçam suas dúvidas e se planejem da melhor forma possível”, diz o presidente da Acipi, Marcelo Cançado.

 

 

Assessoria de Imprensa Simespi