A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realizará a mostra Salão dos Salões, que exibirá obras do acervo dos salões de Belas Artes, Arte Contemporânea e de Aquarelas. A exposição resgata trabalhos que compõem o acervo da Pinacoteca Miguel Dutra de mais de 70 anos de história e acontecerá em julho, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. 

Salão dos Salões consiste na somatória de sete décadas de obras premiadas e doadas por renomados artistas piracicabanos, desde o ano 1953, quando se iniciou o Salão de Belas Artes na cidade, seguida, em 1969, pela criação da Pinacoteca de Piracicaba, que hoje comporta mais de 1.000 obras em seu acervo com importantes nomes eternizados no cenário artístico brasileiro.

Entre os trabalhos estão telas de Hugo Benedetti, Frei Paulo Maria de Sorocaba, João Dutra, Renato Wagner, Archimedes Dutra, Ida Schalch, Antonio Pacheco Ferraz e Gil Schreiber da Silva.


As Belas Artes estão resumidas neste Salão dos Salões que a Semac tem o prazer de mostrar ao público amante das artes. São premiações exponenciais de grandes mestres piracicabanos. É uma retrospectiva única que será mostrada periodicamente para que a população possa conhecer e se orgulhar dos grandes nomes que compõem o acervo artístico de Piracicaba”, afirma o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.

O público poderá ver aquarelas, pinturas, desenhos e esculturas de valor inigualável para a arte piracicabana. De acordo com o curador da mostra, Esio Antônio Pezzato, além de resgatar a história cultural e artística da cidade, o objetivo é apresentar à população muitos trabalhos que estavam “escondidos” no acervo. “Principalmente porque essas obras seletivas não são expostas com regularidade, sendo que, geralmente, são divididas em segmentos temáticos de acordo com cada exposição”, explica Pezzato.

SERVIÇO - Mostra Salão dos Salões – 70 anos de História. Período: de 29 de julho a 31 de agosto. Entrada gratuita. Local: Teatro Dr. Losso Netto, Av. Independência, 277 – Bairro Alto, Piracicaba – SP, 13419-160. Informações: 3434-2168.

Deixe seu Comentário