Por Leonardo Moniz - SELAM

Foto: Divulgação

Com oito atividades agendadas, o Programa Desporto de Base (PDB) divulgou na segunda-feira, 27/06, a programação de eventos para o mês de julho. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. O cronograma inclui ensaios, jogos e festivais de basquetebol, futebol, ginástica rítmica e handebol, além de duas etapas de handbeach, que também é conhecido como handebol de areia.

A programação começa no próximo fim de semana, com o Festival de Basquete que será promovido no sábado, 02/07, pela Associação Regional de Basquete (ARB), das 8h às 13h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. No mesmo dia acontece o Festival de Handebol, das 8h às 12h, no Ginásio Municipal Roberto Filetti, no bairro Vila Sônia. As atividades serão conduzidas pelos professores Ana Cristina e Maria Rosana, e Andréa Spinosa, respectivamente. No domingo, 03/07, o ginásio Waldemar Blatkauskas recebe o Ensaio Geral de Ginástica Rítmica, sob o comando da professora Maria Rosana, nos períodos da manhã e tarde.

No fim de semana seguinte, mais três eventos estão programados, com destaque para o jogo de handebol entre a equipe infantil do PDB contra Tietê, no dia 09/07, às 18h, válido pela fase de classificação da Liga de Handebol do Estado de São Paulo. A partida acontece no Complexo Esportivo José Carlos Callado Hebling, no Parque Prezotto, com entrada gratuita ao público. No dia seguinte, 10/07, serão realizados festivais de futebol (Santa Teresinha) e ginástica rítmica (Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas). Completam a programação julina do PDB duas etapas de handbeach nos dias 23 e 24. A atividade ainda não tem local definido.

Todos os eventos são destinados aos alunos do PDB, que atualmente é coordenado pelo professor Ronaldo Lucentini, possui 18 profissionais de educação física e oferece 12 modalidades esportivas de forma gratuita: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica acrobática, handebol, karatê, natação, pedestrianismo, voleibol e vôlei de praia. As aulas são gratuitas e acontecem em mais de 15 núcleos espalhados pela cidade. Mais informações sobre como participar estão disponíveis pelo WhatsApp (19) 99954-4105.

VOLEIBOL - Foi realizado no último domingo, 26/06, no miniginásio Garcia Neto, o Festival de Voleibol do PDB para crianças e adolescentes de 13 a 17 anos. No total, a ação reuniu 80 alunos dos núcleos Bairro Alto e Jaraguá, além de 16 alunos convidados da cidade de Saltinho. As atividades ficaram sob responsabilidade dos professores Abílio Bortoleto e Lilian Pexe Vito. "O festival segue a ideia de fomentar a modalidade e dar continuidade ao processo educacional, com a formação integral do ser humano. Além disso, estamos fazendo o aperfeiçoamento de parte dos alunos para a migração aos demais níveis do PDB (2 e 3), visando competições, mas sempre agindo com intervenções educativas", disse Bortoleto.