A Prefeitura de Piracicaba dará início a um projeto-piloto com o objetivo e frear o aumento dos casos de dengue no município, cenário que se repete em todo o Brasil. O projeto consiste na aplicação, por meio de nebulização, de produto à base de óleo de neen, inseticida natural com vários fins, entre eles o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. O produto não oferecerisco ao seres humanos.

O teste com o produto será realizado entre as ruas Murici e Raul Ataíde, no Boa Esperança, na quinta-feira, 11/04, a partir das 8h. Os moradores foram informados sobre a ação por meio de carros de som. Não é necessário sair das residências nem qualquer outro tipo de mudança na rotina. Dependendo dos resultados, que serão avaliados por um período mínimo de um mês, será dada continuidade ao projeto.

Segundo informações do fornecedor do produto, a ação do óleo de neen é comprovada em todo o ciclo de vida do mosquito Aedes. Funciona como repelente, bloqueia a muda de larvas ou ninfas, impede a comunicação sexual e o acasalamento, impede que as fêmeas depositem os ovos e esteriliza insetos adultos, entre outras vantagens.

“Vamos iniciar o projeto-piloto no Boa Esperança. Precisamos agir contra o Aedes o mais rápido possível. O produto que vamos utilizar no combate não causa prejuízos ao meio ambiente e às pessoas e pode ser usado tanto na área rural quanto urbana no impedimento da circulação do mosquito, o que deve, consequentemente diminuir os casos da doença”, explica Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

AÇÕES CONTRA O MOSQUITO A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira. Os arrastões e mutirões seguem todos os sábados e as equipes de nebulização seguem atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.

CASOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 09/04 de 2024 foram registradas 18.468 notificações para a dengue com 6.718 casos positivos. Há dois óbitos suspeitos ainda estão em investigação. Nesse mesmo período – 1º/01 a 09/04 - foram registrados quatro óbitos pela doença, de pessoas entre 60 e 89 anos, com comorbidades.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico.

Até 30/05, todas as unidades de saúde estão com atendimento espontâneo para sintomáticos leves da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. Além disso, para minimizar os impactos no atendimento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a UBS Piracicamirim (antigo Crab) faz o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Cabe ressaltar que as UPAs também seguem com o atendimento 24h por dia para a dengue e demais urgências e emergências.

DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351

Deixe seu Comentário