O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) vacinou 2.682 pessoas em Piracicaba no último sábado, 13/04, em 33 unidades de saúde da Atenção Básica que ficaram abertas das 8h às 17h para atender os grupos prioritários como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, entre outras. Até o momento, Piracicaba já imunizou 22.908 pessoas contra a gripe.

De acordo com o departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), desde o início da campanha (23/03), até hoje (15/04), dos grupos prioritários, já foram imunizados: 14.083 idosos (cobertura vacinal de 18,91%); 2.060 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (8,35%); 298 gestantes (8,34%); 23 puerpéras (3,91%); e 1.796 trabalhadores da Saúde (12,55%). “O número de pessoas que aderiram a vacinação ainda é considerado baixo, portanto, reforçamos que a população procure sua unidade de saúde para receber o imunizante. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves”, informou Cibele Melo dos Reis, responsável pelo Departamento de Imunização da VE.

A Secretaria de Saúde reforça que durante a semana a vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs (Unidade Básica de Saúde), das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo UBS), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. Além disso, até dia 19/04, das 17h às 20h, a UBS Piracicamirim (antigo Crab) também estará aberto para aplicação do imunizante.

Para receber o imunizante, que é trivalente – conta com três tipos de cepas combinadas (H1N1, H3N2 e um vírus B), protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS ou CPF. Crianças devem levar a caderneta de vacinação também.

 

Público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza)

– Crianças* de 6 meses a menores de 6 anos;

– Trabalhadores da saúde;

– Gestantes;

– Puérperas;

– Professores do ensino básico ao superior e funcionários das escolas;

– Povos indígenas;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

*Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Deixe seu Comentário