Por Assessoria de Imprensa do PECEGE

Intitulada Retratos de Piracicaba, e considerada uma verdadeira obra de arte, a pintura feita pelo designer Erasmo Spadotto representa a cidade e algumas de suas peculiaridades, como a pamonha, o pescador, a Rua do Porto, o Engenho Central, a Catedral, o Estádio Barão de Serra Negra, a torcida do XV de Piracicaba, e os ricos detalhes históricos piracicabanos.

O painel, que retrata os costumes e a história piracicabana, realizado com o apoio do Pecege, nas paredes do auditório do Estádio Barão de Serra Negra, foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (16) com a presença de Diretorias, Conselhos, Amigos do XV de Piracicaba, e de autoridades locais.

“O espaço não era muito frequentado, então foi feita uma repaginação, uma reestruturação do local e isso abriu um espaço para a arte. Ao todo são 25 metros quadrados de história, feitos em três dias, que contam um pouco sobre Piracicaba e retratam a força que o alvinegro tem aqui na cidade. Esse incentivo e apoio do Pecege foi muito importante, já fizemos vários trabalhos juntos”, explica Erasmo Spadotto.

MELHORIAS


O Gerente administrativo do XV de Piracicaba, Israel Martins, completa dizendo que o Pecege não apoiou apenas o desenvolvimento da arte, mas reformulou o auditório inteiro proporcionando várias melhorias ao local, tais como obra civil, pintura, instalação de ar-condicionado, telhado e estrutura do forro, além da doação de cadeiras e mesas.

“Para nós foi maravilhoso. Desde que eu cheguei aqui, há três anos, estávamos para fazer essas reformas, mas as condições financeiras não são boas, então conseguimos que o Pecege fosse parceiro para fazer essa reforma que não é apenas do XV, mas também de utilidade pública já que o Barão de Serra Negra é um estádio municipal”, pondera Israel.

Todas as melhorias que foram feitas no auditório, bem como a apreciação do mural histórico e cultural, poderão ser vistas pelo público em um tour pelas dependências do Estádio Barão de Serra Negra, de acordo com Presidente do XV, na ocasião, Luis Guilherme Schnor.

“A satisfação é tão grande que quando eu olhei aquele espaço com esta arte fiquei 10 minutos, no mínimo, prestando atenção em todos os detalhes, vendo o quanto tudo isso é relevante para todos nós porque conta a história do XV. O Pecege é um parceiro fundamental. Ter de novo um espaço como este, disponível para que o clube possa utilizá-lo com conforto e qualidade, é fantástico! Eu recomendo que todos venham conhecê-lo. Logo abriremos ao público, inclusive com tour em todo estádio”, afirma Luis Guilherme.

De acordo com o fundador do Pecege, Pedro Marques, o apoio para a reformulação do espaço do XV de Piracicaba é mais uma prova da intenção do Pecege em fazer parte da comunidade alvinegra. “Eu estou muito feliz com isso. É uma pequena homenagem que estamos fazendo, ficou muito bonita essa obra de arte. E eu fiquei imortalizado ali como o Pata Negra, goleirão do XV”, recorda Pedro Marques.

O presidente do Pecege, Ricardo Shirota, diz que é um privilégio para o Instituto poder participar de uma atividade como essa, que une uma série de valores, como as atividades culturais e esportivas como o XV de Piracicaba que é um patrimônio da cidade. “Então nos sentimos honrados em colaborar. Sempre que o XV precisar, e a gente puder, pode contar conosco”, afirma Ricardo Shirota.

 

Segundo o CEO do Pecege, Daniel Sonoda, o auditório realmente foi uma grande vitória. “Reativá-lo, ainda mais com uma obra de arte dessa ao fundo, acho que fará todos felizes. O espaço tem que se preparar para virar um ponto turístico até todo mundo conseguir enxergar a arte que foi feita. A grande vitória é conseguir reutilizar o local, porque antes era aberto e estava todo sujo, mas agora está uma beleza! Espero que seja muito útil para o clube”, deseja Daniel Sonoda.

SELAM

A Secretária de Esportes da Selam, Maria Angélica Gonçalves Silva, conhecida como ‘Branca’, diz que o mais lindo nos dias de hoje é poder ter o sentimento de que não fazemos nada sozinhos, e que a parceria é algo necessário. “Em um mundo moderno, onde as pessoas estão cada vez mais usufruindo de todos os espaços públicos, elas também ajudam a estruturá-los, auxiliando na manutenção, no cuidado. Então, acho que, minimamente, é o sentimento de que a gente sempre tem amigos”, destaca Branca.

A relação do jornalista da Rádio Piracicaba, Vitor Prates, com o XV de Piracicaba se iniciou quando ele tinha apenas 10 anos de idade e já ia ao estádio assistir aos jogos do time junto com o avô. “Eu torcia, vibrava, sofria... Sou sócio há 21 anos, aí tive a oportunidade de ser conselheiro e é onde estou há 16 anos. O XV é tudo, a gente fica chateado, chora, briga, mas a paixão pelo XV nunca acaba. Então, a gente vê o que o Pecege fez pelo time, como a revitalização do auditório. É uma alegria ver novamente este espaço ativo, podendo ser utilizado não apenas para reuniões, mas para outros eventos também. Até o próprio VAR talvez possa ser utilizado nesse espaço. É uma alegria estar aqui, fazer parte do Conselho de um time que tem mais de 110 anos de existência”, conclui Vitor Prates.

Acompanhe todo processo de desenvolvimento do painel alvinegro do XV de Piracicaba pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=IPK436e9t4U


Deixe seu Comentário