Por Comunicação Pecege


O dia 28 de abril é comemorado no Brasil o Dia da Educação. Mas você sabe como surgiu a data comemorativa? Em 28 de abril de 2000 acontecia o encerramento do Fórum Mundial de Educação em Dakar no Senegal. No evento organizado pela Unesco mais de 160 países, inclusive o Brasil, assinaram a Declaração de Dakar - documento que firmava o compromisso dos líderes mundiais para garantir a melhoria do acesso à educação.


            O documento assinado trazia as premissas, objetivos e metas para o que se denominou Educação para Todos (EPT). “A educação é um direito humano fundamental e constitui a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro de cada país e entre eles e, portanto, meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI afetadas pela rápida globalização. Não se pode mais postergar esforços para atingir as metas de EPT. As necessidades básicas da aprendizagem podem e devem ser alcançadas com urgência”, esclarecia o item 6 da Declaração de Dakar.



            Em 2000, de acordo com a EPT, apesar dos avanços em muitos países, mais de 113 milhões de crianças não tinham acesso à educação básica e o mundo contava com cerca de 880 milhões de adultos analfabetos. Assim, entre os objetivos estavam:


I.                     Expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente das mais vulneráveis e em maior desvantagem;

II.                   Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e nas crianças em circunstâncias difíceis e pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;

III.                 Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada e às habilidades para a vida;

IV.                Alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;

V.                  Eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;

VI.                Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, matemática e habilidades essenciais à vida.

           

            Evolução da educação no mundo

            No ano 2015, a Unesco divulgou o Relatório de Monitoramento Global de EPT. O veredicto da equipe foi de que muitos progressos foram feitos desde 2000, mas os esforços realizados pelos governos, sociedade civil e comunidade internacional não alcançaram os resultados esperados para o Educação Para Todos. A educação e os cuidados na primeira infância, por exemplo, dos 147 países que disponibilizaram os dados, apenas 47% alcançaram o objetivo de “Expandir e melhorar educação e cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais vulneráveis e em situação desfavorável”.


            Educação: força transformada da sociedade

            O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (22) dados sobre o ensino básico no País que contou com resultados do "Censo Escolar da Educação Básica 2023" e dados da "Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD)", realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados mostram que no país, por exemplo, mais de 8 milhões de brasileiros entre 18 e 29 anos não terminaram o ensino médio e que esta faixa de escolaridade é campeã na questão da evasão escolar.

            Em alguns países, comemora-se o Dia Internacional da Educação em 24 de janeiro. Data proclamada pela ONU para reforçar a importância da educação para o desenvolvimento do ser humano. Independentemente da data, o acesso à educação é um desafio permanente e cíclico.  Para o CEO do Pecege, Daniel Sonoda “A Educação ajuda o indivíduo viver em sociedade. Ela é a porta de entrada para o conhecimento. E à medida que ele é compartilhado promove o desenvolvimento da sociedade. Sociedades desenvolvidas geram conforto e segurança o que retorna ao indivíduo na forma de qualidade de vida. Investir em educação é promover um ciclo virtuoso”, relata Daniel. Para Leandro Almeida, Analista de conteúdo também do Pecege e professor de linguagem do programa Jovem empreendedor da ONG Ação Forte, educar é um ato de partilha: “Poder contribuir com a formação de outras pessoas dá um sentido especial ao repertório que construímos ao longo de nossa vida. Conhecimento tem mais a ver com partilhar do que acumular”, explica Almeida.


Legenda: A educação é porta de entrada para melhoria da sociedade e do indivíduo

Crédito: Adobe Stock

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