Por Comunicação Pecege
O dia 28 de abril é comemorado no Brasil o Dia da Educação. Mas você sabe como surgiu a data comemorativa? Em 28 de abril de 2000 acontecia o encerramento do Fórum Mundial de Educação em Dakar no Senegal. No evento organizado pela Unesco mais de 160 países, inclusive o Brasil, assinaram a Declaração de Dakar - documento que firmava o compromisso dos líderes mundiais para garantir a melhoria do acesso à educação.
O documento assinado trazia as premissas, objetivos e metas para o que se denominou Educação para Todos (EPT). “A educação é um direito humano fundamental e constitui a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro de cada país e entre eles e, portanto, meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI afetadas pela rápida globalização. Não se pode mais postergar esforços para atingir as metas de EPT. As necessidades básicas da aprendizagem podem e devem ser alcançadas com urgência”, esclarecia o item 6 da Declaração de Dakar.
Em 2000, de acordo com a EPT, apesar dos avanços em muitos países, mais de 113 milhões de crianças não tinham acesso à educação básica e o mundo contava com cerca de 880 milhões de adultos analfabetos. Assim, entre os objetivos estavam:
I.
Expandir e melhorar o cuidado e a educação da
criança pequena, especialmente das mais vulneráveis e em maior desvantagem;
II.
Assegurar que todas as crianças, com ênfase
especial nas meninas e nas crianças em circunstâncias difíceis e pertencentes a
minorias étnicas, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de
boa qualidade até o ano 2015;
III.
Assegurar que as necessidades de aprendizagem de
todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem
apropriada e às habilidades para a vida;
IV.
Alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de
alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo
à educação básica e continuada para todos os adultos;
V.
Eliminar disparidades de gênero na educação
primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até
2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de
meninas na educação básica de boa qualidade;
VI.
Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação
e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados
reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, matemática e
habilidades essenciais à vida.
Evolução da educação no
mundo
No ano 2015, a Unesco divulgou o Relatório de Monitoramento Global de EPT. O veredicto da equipe foi de que muitos progressos foram feitos desde 2000, mas os esforços realizados pelos governos, sociedade civil e comunidade internacional não alcançaram os resultados esperados para o Educação Para Todos. A educação e os cuidados na primeira infância, por exemplo, dos 147 países que disponibilizaram os dados, apenas 47% alcançaram o objetivo de “Expandir e melhorar educação e cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais vulneráveis e em situação desfavorável”.
Educação: força
transformada da sociedade
O Ministério da
Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (22) dados sobre o ensino básico no País
que contou com resultados do "Censo Escolar da Educação Básica 2023"
e dados da "Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023
(PNAD)", realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados mostram que no país, por exemplo, mais de 8 milhões de brasileiros entre
18 e 29 anos não terminaram o ensino médio e que esta faixa de escolaridade é
campeã na questão da evasão escolar.
Em alguns países, comemora-se o Dia Internacional da Educação em 24 de janeiro. Data proclamada pela ONU para reforçar a importância da educação para o desenvolvimento do ser humano. Independentemente da data, o acesso à educação é um desafio permanente e cíclico. Para o CEO do Pecege, Daniel Sonoda “A Educação ajuda o indivíduo viver em sociedade. Ela é a porta de entrada para o conhecimento. E à medida que ele é compartilhado promove o desenvolvimento da sociedade. Sociedades desenvolvidas geram conforto e segurança o que retorna ao indivíduo na forma de qualidade de vida. Investir em educação é promover um ciclo virtuoso”, relata Daniel. Para Leandro Almeida, Analista de conteúdo também do Pecege e professor de linguagem do programa Jovem empreendedor da ONG Ação Forte, educar é um ato de partilha: “Poder contribuir com a formação de outras pessoas dá um sentido especial ao repertório que construímos ao longo de nossa vida. Conhecimento tem mais a ver com partilhar do que acumular”, explica Almeida.
Legenda: A educação é porta de entrada para melhoria da
sociedade e do indivíduo
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