
Informações da Agência São Paulo
As tradicionais praças de pedágios dos
lotes rodoviários denominados Sorocabana e Nova Raposo terão redução nas
tarifas tanto para usuários das cabines automáticas quanto para aqueles que
utilizam as cabines manuais. A redução foi aprovada em reunião de diretoria da
Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e será
publicada na edição do Diário Oficial de segunda-feira (24).
Os novos valores representam uma redução
entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas e entre 19,8% e 21,4% nas cabines
manuais no lote Sorocabana, enquanto no lote Nova Raposo os descontos variam de
24,3% a 35,5% nas automáticas e de 20,3% a 32,2% nas manuais.
No lote Sorocabana, em Itu, no km 72,805
da Rodovia Castello Branco (SP-280), a tarifa passa de R$ 15,80 para R$ 11,97
nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%).
Em Sorocaba, no km 13,325 da José Ermírio de Moraes (SP-075), os valores mudam
de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%) e para R$ 7,10 nas manuais
(-21,1%).
Já em São Roque, no km 47,555 da SP-280,
a tarifa reduz de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%) e para R$
10,10 nas manuais (-19,8%). Em Alumínio, no km 79,145 da Raposo Tavares
(SP-270), os valores caem de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%) e
para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%). Em Araçoiaba, no km 111,89 da SP-270, a
tarifa reduz de R$ 5,30 para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%) e para R$ 4,20
nas manuais (-20,7%).
No lote Nova Raposo, as reduções também
serão aplicadas. Em Osasco, no km 18,920 da SP-280, a tarifa passa de R$ 5,90
para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines
manuais (-32,2%). Em Barueri, no km 20,545 da SP-280, os valores reduzem de R$
5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%).
Já em Itapevi, no km 33,420 da SP-280, a tarifa será reduzida de R$ 11,80 para
R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%). Os novos valores
entram em vigor no dia 30.
Entenda a redução
O fim da tarifa quilométrica de sistema,
aplicada anteriormente na ViaOeste, resultou em uma redução significativa no
valor das tarifas quilométricas de pedágio. A mudança reflete tanto a
depreciação dos ativos, que corresponde à perda gradual de valor devido ao uso
e desgaste ao longo do tempo. Além disso, há a inclusão de descontos
contratuais, como 5% para usuários das cabines automáticas e até 20% para
aqueles que aderirem ao Desconto para Usuário Frequente (DUF).
Paralelamente, a redução tarifária nos
novos lotes ‘Rota Sorocabana’ e ‘Nova Raposo’ foi definida pelo Poder
Concedente e deliberada pela Artesp como parte da política tarifária, com base
nos estudos de viabilidade técnica dos projetos. Além disso, a implementação do
sistema free-flow distribuirá a cobrança de forma mais proporcional ao longo
das rodovias, garantindo uma melhor relação entre distância
percorrida e valor pago.