Tocando Agora: ...

Livro "Capitão Hidalgo a história da vitória" é lançado em Piracicaba

Publicada em: 01/06/2025 14:45 - XV de Piracicaba Esportes

Texto e Fotos de Vitor Prates - Rádio Piracicaba

Na manhã do último sábado, 31 de maio, no anfiteatro do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, foi o lançamento do livro “Capitão Hidalgo a história da vitória”, de autoria de Marcos Assef.

O evento contou com a presença dos vereadores Pedro Kawai e Ary Pedroso Jr que fizeram uma homenagem ao ex-jogador Hidalgo com Voto de Congratulações, a imprensa de Piracicaba, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Marcelo Maroun representando o prefeito municipal e também o Conselho Deliberativo, torcedores do XV de Piracicaba e familiares do ex-jogador, o vice presidente do alvinegro Guilherme Supriano, ex-jogadores Gatãozinho e Peixinho e demais autoridades.

José Hidalgo Neto, atuou na seleção paulista em 1964. Despertou interesse em vários grandes clubes, mas o Juventus só aceitou negociá-lo com o XV de Piracicaba em 1966, que estava na segunda divisão de São Paulo.

No primeiro ano, o time decidiu o título, mas perdeu a decisão e ficou na “segundona” mais um ano. Em 1967, muito dinheiro foi investido e o XV subiu para a primeira divisão promovendo uma festa poucas vezes vista na cidade. Esteve emprestado ao Atlético-MG por alguns meses em 1969 e veio para o Coritiba em 1970 com a intenção de ficar pouco tempo por aqui e voltar para o futebol, paulista. Por aqui está há 55 anos.

No Coritiba colecionou vitórias e títulos, sendo campeão paranaense em 1971, 1972, 1973 e 1974 e campeão do Torneio do Povo em 1973. Parou de jogar em janeiro de 1975 e se tornou comentarista esportivo a convite do narrador Fuad Kalil na Rádio Cultura. Lá conheceu o narrador Lombardi Jr. com quem fez uma dupla memorável na história do rádio esportivo do Paraná. Passou pelas rádios Universo e Clube com a famosa Equipe Positiva, fazendo coberturas pelos quatro cantos do mundo, algo que o rádio de Curitiba e do Paraná nunca tinha presenciado. Foi o primeiro presidente da Associação de Garantia do Atleta Profissional, hoje transformado em sindicato, a partir de 1978.  Fez a cobertura do futebol e até de corridas da Fórmula 1.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...