Tocando Agora: ...

Documentário oficial do “EducaTrilha na Escola” está disponível para visualização gratuita

Publicada em: 17/06/2025 09:53 - Piracicaba

Está no ar o documentário oficial do “EducaTrilha na Escola”, que reúne resultados e depoimentos de alunos, educadores, organizadores e membros da comunidade escolar que participaram da edição de 2024 do programa, que trabalha com questões ambientais, culturais, sociais e de promoção à saúde e ao bem-estar.

 

O material audiovisual está disponível para visualização gratuita no canal oficial da Estação Experimental de Tupi no Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=2y4Z1J4pI_4

 

Com 20 minutos de duração, o material foi desenvolvido pela Tempo D Comunicação e Cultura e pela Persona Comunicação, com direção, fotografia e edição de Jéssica Lane, produção e operação de som de Grégory Antony e coordenação de comunicação de Rafael Bitencourt. A equipe de produção esteve nas instituições de ensino para captar depoimentos para o material que evidencia os resultados do último ano.

 

A edição de 2025 do EducaTrilha na Escola é patrocinada pela CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais e realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF).

 

A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia).

 

10 anos de história

 

A solenidade de lançamento do documentário aconteceu no dia 12 de junho no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, quando foram comemorados os 10 anos do “EducaTrilha da Escola” e apresentada a mostra coletiva “Reconhecendo e fortalecendo a rede socioambiental no território”, que reuniu materiais produzidos por pessoas que participaram do programa ao longo de sua história.

 

O evento reuniu a participação de representantes de diferentes instituições públicas e privadas, entre organizadores, parceiros, patrocinadores e apoiadores do programa, além de educadores e membros da comunidade escolar que participaram das ações.

 

 

A idealizadora e coordenadora do “EducaTrilha na Escola”, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, ressalta a importância do documentário que acaba de ser lançado.

 

“É muito importante porque ouvimos os alunos e os professores dizendo o que o ‘EducaTrilha’ realmente significou na vida deles. E isso num programa contínuo e permanente que nós estamos realizando mais uma edição neste ano de 2025. Esses depoimentos fazem com que mais pessoas queiram participar e construir e possam enfrentar todos os desafios para realizar, de uma forma especial, uma educação ambiental, cultural, de promoção da saúde e bem-estar e que trabalha a emergência climática que vivemos”, afirma.

 

Importância do trabalho com educadores e alunos

 

Durante a solenidade, a secretária de educação de Piracicaba, Juliana Vicentin, falou sobre a importância do trabalho do “EducaTrilha” junto aos educadores e aos estudantes. “É necessário a gente desenvolver nos nossos alunos a consciência ambiental, de sustentabilidade. E é importante a gente proporcionar aos professores, formação, vivências, oportunidades para irem além do muro das escolas, mostrar aos alunos que há tanta coisa para ser feita e que responsabilidade a gente desenvolve desde pequeno”, disse.

 

O projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, que tem patrocínio da Petrobras, é um dos correalizadores do “EducaTrilha na Escola”. Para Henrique Campos, coordenador do projeto que une restauração florestal e conservação da biodiversidade, é fundamental conectar os seres humanos.

 

“É importante tocar as pessoas, trabalhar essa conexão com os seres humanos. Essa ação conjunta muito nos orgulha, principalmente pelo fato de se tratar de um programa que trabalha a educação ambiental de forma crítica e focada na transformação que nossa sociedade precisa. E, ao mesmo tempo que é crítica, é sensível e afetuosa, com um cuidado e um carinho com as escolas, no sentido de transformar os membros da comunidade escolar em protagonistas nesse processo”, pontuou.

 

SERVIÇO

 

Documentário oficial do programa “EducaTrilha na Escola”, com depoimentos e resultados da edição 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2y4Z1J4pI_4  

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...