Tocando Agora: ...

Prefeitura apoia Sábado Sem Câncer de Pulmão no Cecan

Publicada em: 16/07/2025 11:42 - Piracicaba Saúde

A Campanha Sábado Sem Câncer de Pulmão que o CECAN - Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba realizará com atendimento gratuito à população, no próximo dia 02 de agosto, das 9h às 16h, ganhou mais um parceiro de peso: a secretaria municipal de Saúde. “Vamos mobilizar toda estrutura possível para apoiar este grande movimento preventivo”, disse o secretário Sérgio Pacheco Júnior, que recebeu o oncologista Fernando Medina e a gestora administrativa do CECAN, Andréia Klefenz, na tarde de ontem, 15, para oficializar o apoio da Prefeitura.
Ao justificar a parceria, Pacheco lembrou que a prevenção e o tratamento precoce são indispensáveis para que as pessoas mais sujeitas a este tipo de câncer tenham a possibilidade de receber essa oferta de serviço o quanto antes, minimizando danos à sua vida e à vida dos amigos e familiares que possam vir a perde-las para o câncer.
Ao agradecer a Prefeitura, Fernando Medina ressaltou o apoio que as campanhas preventivas do CECAN sempre receberam do poder público. Ele revelou que, apesar de existir desde 1997, esta é a primeira vez que o Sábado Sem Câncer se propõe a prevenir e tratar o câncer de pulmão. “Este é um tumor de difícil abordagem junto à comunidade, pois o diagnóstico é sempre tardio”, alertou o oncologista. Segundo ele, devido a este fator, a Campanha irá também para as escolas e empresas, em busca de um melhor diagnóstico precoce. “Só com a prevenção e o diagnóstico precoce vamos reduzir a incidência desta doença”, afirmou. 
O atendimento ao público se dará mediante ordem de chegada e os participantes devem apresentar documento pessoal e comprovante de residência para que possam, então, passar pela equipe de médicos oncologistas, pneumologistas, radiologistas, enfermeiros, psicólogos e voluntários. Serão eles os responsáveis por promover anamnese e ausculta pulmonar, tomografia computadorizada de pulmão para fumantes de alto risco, tratamento gratuito para câncer de pulmão, distribuição de folders educativos e encaminhamento para tratamento do tabagismo, um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão.
Segundo Fernando Medina, a ideia é que a iniciativa atraia, sobretudo, fumantes, ex-fumantes e pessoas expostas a fatores de risco, como poluição ou histórico familiar da doença, tendo-se em vista que a incidência do câncer de pulmão tem evoluído rapidamente, mesmo diante dos significativos avanços em diagnóstico e tratamento. 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...