Tocando Agora: ...

Capoeira: Final de semana tem Imersão Fenacap no Engenho Central e Cicap no Ginásio Municipal

Publicada em: 24/07/2025 14:03 - Piracicaba

Com o objetivo de fomentar a capoeira, o 9º Fenacap (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba) realiza uma série de atividades neste final de semana. Nos dias 25 e 26 de julho (sexta e sábado), haverá imersão com aulas, oficinas e apresentações no Engenho Central. No dia 27 (domingo), ocorre a 2ª Cicap (Copa Interior de Capoeira), que reúne praticantes de alto rendimento no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”.

 

A participação de capoeiristas de Piracicaba nas atividades do final de semana é aberta, mas as inscrições precisam ser feitas por meio dos mestre e grupos locais. Para pessoas de outras cidades, há um investimento a ser feito e os valores estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.fenacap.com/

 

A iniciativa é desenvolvida com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A realização é do Instituto Afropira, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Piracicaba, secretarias de Cultura; Turismo; e Esportes Lazer e Atividades Motoras. O apoio é da ETC Produtora e MVF Produtora, VMB (Volta ao Mundo Bambas) e i-Hotel Piracicaba.

 

Aulas para iniciantes e avançados

 

A Imersão Fenacap acontece nos dias 25 e 26 de julho no Engenho Central. Na sexta, 25, as atividades serão iniciadas às 19h, com Homenagem ao Dia da Mulher Negra e a Tereza de Benguela pelas Diretoras do Instituto, e aula de Capoeira Angola com o Mestre Jogo de Dentro. Às 21h haverá show de samba de roda com o Contramestre Varão Angola.

 

No sábado, 26, haverá aulas para iniciantes e para pessoas com nível avançado (a partir das 8h), oficinas culturais e apresentações. As aulas para iniciantes (pessoas com menos de quatro anos de prática) serão ministradas por Instrutora Maré (8h), Monitora Esperança (9h), Professora Onça Mansa (10h), Professor Clebão (11h), Contramestre Alexandre (14h), Mestra Geusa (15h), Mestre Tuim (16h), além de Roda de Capoeira às 17h.

 

As aulas avançadas (para pessoas com mais de cinco anos de prática) serão ministradas por Professor Gui Guaiamum (8h), Mestre Topete (9h), Mestre Marrom (10h), Mestre Joguinho (11h) Professor Sem Coluna (14h), Mestre Invertebrado (15h), Mestre Ivan (16h), e Roda de Capoeira às 17h.

 

Oficinas culturais, shows e apresentações

 

As oficinas culturais começam às 18h com Dança Afro, com a Professora Raiz. Às 19h, haverá Samba de Lenço de Piracicaba e, às 19h30, a atração é o Batuque de Umbigada da Casa de Batuqueiro.

 

As apresentações começam às 13h30, com Aya Cia de Dança. Às 20h, tem Bloco Afropira (axé music) e às 21h se apresenta o Grupo Som de Massa (samba e pagode).

 

Copa do Interior de Capoeira (Cicap)

 

No domingo, 27, a partir das 8h, acontece, no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”, a 2ª Cicap (Copa Interior de Capoeira), uma competição que atrai atletas de alto rendimento.

 

Além de premiações com medalhas, troféus e cinturão, os finalistas serão ranqueados na VMB, a Volta do Mundo Bambas. Neste ano, houve 124 inscrições, o dobro de 2024, alcançando 44 municípios de São Paulo. Devido à alta procura, o processo de inscrições precisou ser prorrogado.

 

O evento reúne categorias Infantil, Juvenil, Amadora 18+, Profissional 18+ e Master. De acordo com os organizadores, a Cicap “nasceu para mostrar que o interior também tem seus bambas”.

 

SERVIÇO

 

Mais informações sobre o 9º Fenacap (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba) podem ser obtidas no site oficial (https://www.fenacap.com/) e no Instagram (@fenacap_oficial).

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...