O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebe na quarta-feira, 30/07, às 19h30, o Contaê – Sarau de Histórias, que valoriza a tradição da oralidade caipira por meio da contação de histórias, músicas e poesias. O evento é gratuito e indicado para todas as idades.
Idealizado em 2019 pelo contador de histórias Evair Sousa, o Contaê – Sarau de Histórias retorna em 2025 com a missão de celebrar a arte milenar de narrar e fortalecer os laços entre memória, cultura e afeto. A proposta é transformar o espaço do museu em um ambiente de escuta e partilha, reunindo artistas que encantam o público com a palavra falada.
Nesta edição, o sarau destaca a oralidade caipira e seus contos carregados de humor, sabedoria popular e vivências do interior. A iniciativa propõe um resgate afetivo da fala do povo, das tradições orais transmitidas entre gerações e dos saberes que resistem no campo e na cidade.
Com curadoria e condução de Evair Sousa, o sarau já passou por diversos espaços culturais da cidade e, agora, chega ao Museu Prudente de Moraes reafirmando a oralidade como instrumento de educação, preservação da memória e valorização da cultura popular.
Participam desta edição os artistas Daniela Giardino, Evair Sousa, Joel Souza, Marcela Montrazi, Giovana Hellmeister e Pia Barnabé, que trarão ao público histórias marcadas por afeto, humor, poesia e reflexão.
SERVIÇO – Contaê – Sarau de Histórias. No Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 – Centro). Quarta-feira, 30/07, às 19h30. Informações pelo telefone (19) 3422-3069 / (19) 3432-2148, e-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.