Com o objetivo de valorizar a cultura negra e o patrimônio afro-brasileiro e levar sua importância à sociedade, começa na próxima sexta-feira, 8/8, em Piracicaba (SP), o projeto "Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais", que é desenvolvido pela premiada iniciativa Rotas Afro, com a participação de escolas localizadas do município e com atividades abertas ao público.
O “Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O apoio é da Prefeitura de Piracicaba e da Secretaria de Cultura do município.
Por meio do projeto, serão realizados dez roteiros, em que os participantes passam por importantes pontos e têm contato com a história negra da cidade, narrada pela idealizadora e coordenadora do projeto, Julia Madeira, e também pela professora doutora Marilda Soares, com a participação de diferentes mestres e grupos culturais. Cada roteiro reunirá uma apresentação cultural distinta, de forma a garantir uma experiência diferente em cada percurso.
“O ‘Rotas Afro Convida’ tem o objetivo de levar para as ruas e envolver os nossos mestres, que são parte fundamental da pesquisa do Rotas Afro. A ideia é criar dentro dos nossos roteiros um espaço de escuta dos mestres das mais variadas vertentes da cultura. Teremos, por exemplo, mestres do jongo, do batuque, da capoeira, do samba, que serão responsáveis por levar a memória de diversas tradições aos nossos roteiros, de forma a possibilitar uma troca”, afirma Julia Madeira.
“É fundamental levar todo esse conhecimento para os jovens e possibilitar a continuidade dessas tradições. Os mestres vão conversar com o público e com os estudantes que, muitas vezes, desconhecem as suas raízes, a sua história e a história da cidade”, completa a coordenadora.
Atividade aberta ao público
No dia 16/8 (sábado da próxima semana), o roteiro é aberto ao público. O ponto de encontro é o Largo Santa Cruz, às 9h, com finalização no Engenho Central, num percurso de cerca de 2h30. São 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas a partir de link disponível no Instagram: @rotasafro.
Grupos, artistas e personalidades
Entre as participações programadas estão o rapper Daniel Garnet e a Batalha Central. Garnet é destaque na cena paulista do Hip Hop e fundador da quarta batalha de rimas mais antiga do estado, que encerrará seu roteiro com a criação de uma rima coletiva com os participantes. Outro roteiro contará com o Grupo Baque Caipira, que há mais de 10 anos valoriza os ritmos do maracatu em Piracicaba. Estão confirmadas também as participações do Mestre Zequinha, do batuqueiro e pesquisador Antonio Filogenio de Paula Junior e do rapper Ras.
Formação para professores
Como contrapartida, o projeto oferecerá uma formação aberta para professores e educadores sobre a aplicação da Lei 10.639/03, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A formação será online, gratuita e com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os detalhes da formação serão publicados nas redes sociais do Rotas Afro.
Rotas Afro
Premiado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o Rotas Afro é um projeto dedicado ao reconhecimento das narrativas negras nos espaços urbanos do interior paulista. Atua em cidades como Piracicaba, Campinas, Rio Claro, Vinhedo e Sorocaba.
Fundado em 2019, tem como objetivo contar as histórias negras desses municípios por meio de caminhadas culturais, turísticas e tecnológicas. Suas atividades incluem parcerias com escolas, empresas e roteiros abertos ao público.
Programação confirmada (mais datas serão definidas em breve)
08/08 – Roteiro com participação do Baque Caipira e a Escola Estadual Francisco Mariano da Costa
16/08 - Rotas aberta ao público com a participação da professora Marilda Soares
20/08 - Roteiro com participação do rapper Ras e a escola Escola Estadual Attilio Vidal Lafrata
27/08 - Roteiro com participação da Batalha Central e a Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori
20/09 - Rotas aberta ao público com participação do professor Antonio Filogenio Junior
SERVIÇO
Mais informações sobre o projeto Rotas Afro podem ser obtidas no Instagram (@rotasafro), Facebook e LinkedIn (Rotas Afro). O e-mail para solicitar informações adicionais é rotasafro@gmail.com
 
 