Por Adriana Passari - @adrianapassari
Ronca ronca
Era um casal perfeito com todas as suas imperfeições. Tinham três filhos já criados, todos eles bem estudados, trabalhadores, encaminhados. Quase nada os afligia na atualidade, a não ser, a sinfonia noturna que ele promovia noite sim, noite não. Mas não se engane, ele não é maestro, nem músico, nem toca instrumento. Ele é apenas um grande roncador. Para ser bem justa esta história, é preciso esclarecer que em algumas noites preciosas, ele dorme feito um carneirinho, ressonando suave.
O problema é nas noites em que ele encarna um verdadeiro porco do mato raivoso. Nessas noites, a pobre da esposa revira na cama como pode, hora para tapar os ouvidos com o travesseiro, hora para cutucar o barulhento para ver se ele para, hora empurrando o coitado quase pra cair da cama. Por conta disso, ela revezava entre noites bem dormidas e outras desgastantes quando acordava exausta de tanto esforço.
Certa vez, ela resolveu desabafar, na hora da confissão anual após a missa de Natal da paróquia ali do bairro. Tanto a moça chorou que o santo padre se comoveu.
Prometeu aumentar a reza em prol da paz naquela família. Na semana seguinte o padre, versado em ciências religiosas e pouco afeito às causas científicas matrimonias ou saúde, chamou a moça na sacristia e entregou pra ela uma garrafinha de água benta dizendo que era um santo remédio. Ela se encheu de esperança.
Na primeira noite despejou duas gotas da água no travesseiro do marido e lhe deu meio copo para beber. Não resolveu! Na noite seguinte aumentou as doses: cinco gotinhas no travesseiro e um copo inteiro para beber. Nada!!! No dia seguinte voltou à igreja com um galão de cinco litros para o padre benzer. E foi nessa noite que o problema foi finalmente resolvido.
Movida por desespero, pela terceira noite sem dormir, ela rezou com muita fé, pedindo ajuda, paciência e perdão. Ao final da reza tacou na cara do marido todo o conteúdo do galão.
O infeliz levou um susto tão grande, que levantou sem saber nem onde estava. No dia seguinte procurou o consultório do médico otorrinolaringologista, amigo seu, que indicou um tratamento para o ronca ronca. Depois disso os dois tiveram noites muito mais silenciosas e felizes!
Ouça a história na voz de Adriana Passari: