Foi lançado recentemente pelo SESC de Piracicaba, a belíssima edição do livro “Tradições populares em Piracicaba, um pedaço do chão encantado”. Ele teve sua supervisão, editoração e arte, redação e pesquisa sob a orientação de Iara Machado, tendo a colaboração de João Prata, que por muitos anos cuidou aqui em Piracicaba do projeto teatral “Paixão de Cristo” e mais recentemente cuida da Congada de São Benedito. As belíssimas ilustrações são de Diógenes Severo. O livro possui 108 páginas.
Desde a introdução, o livro busca nas dimensões teóricas, conceitos sobre a origens de Piracicaba e discute de forma ampla os significados das tradições, suas aproximações com as manifestações populares. Desde 2008, o Sesc local inaugurou um Forum em Defesa das Tradições Populares da cidade e tem se empenhado a resgatá-las, através de palestras, debates, oficinas, intercâmbios entre grupos de tradições populares, tendo como público alvo professores das redes de ensino municipal, estadual, particular e seus estudantes.
Na introdução os autores sugerem que o livro busca suprir uma grande lacuna no sistema de ensino e também aos fomentadores da cultura em nossa cidade para “suprir a lacuna deixada pelo sistema educacional do país, que desde a sal fundação sempre privilegiou a matriz europeia na formação história brasileira, em detrimentos de matrizes indígenas e africanas, formadoras da cultura brasileira, e presentes em nossa vida cotidiana.”
E mais adiante, procura refletir sobre o significado de conceitos coo cultura, cultura popular, tradição, memória e patrimônio, “para que nos ajudem a refletir e entender o significado das manifestações das culturas populares, cujas histórias podem ser encontradas em vários registros como jornais, livros, teses acadêmicas, fotografias, músicas, pinturas, mas sobretudo nos fazedores de cultura locais.”
 
 