Tocando Agora: ...

Prefeitura entrega nova cobertura do Varejão Municipal Central

Publicada em: 26/08/2025 08:00 -

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, entregou oficialmente no último sábado, 23/08, a nova cobertura do Varejão Municipal Central. A nova estrutura foi feita de forma integral, contemplando também a praça de alimentação – o telhado, agora, é termoacústico, o que garante melhores condições de temperatura e conforto aos frequentadores e comerciantes que utilizam o espaço. A iniciativa integrou o calendário especial de aniversário de 258 anos de Piracicaba; a programação completa pode ser conferida no link https://abre.ai/pira258anos.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Helinho Zanatta, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, e do presidente da Cooperativa Piracicabana de Horticultores (Coopihort), Vanderlei Sanches Baesteiro.

A intervenção foi contratada via processo licitatório, no valor de R$ 552.999,99, com aditivo de R$115.131,71 para a área de alimentação, contemplando assim a substituição integral da cobertura.

O prefeito Helinho Zanatta ressaltou o compromisso da Prefeitura com o bem-estar da população e a valorização dos comerciantes. “É uma grande satisfação entregar esta obra, que melhora a estrutura do Varejão Municipal Central. Os permissionários realizam um trabalho fundamental para a cidade, é um trabalho puxado, que não tem hora, e eles merecem condições adequadas para seguir atendendo a população com dedicação e qualidade”, salientou o prefeito Helinho Zanatta.

O Varejão Municipal Central é composto por mais de 60 permissionários, que atendem a população com a linha completa de hortifrutigranjeiros, sendo que 25% dos permissionários são produtores rurais do município e os demais são microempreendedores individuais, que, juntos, comercializam em torno de 50 toneladas de alimentos por semana.

“O programa de Varejões é um dos mais importantes que nós temos, porque entrega muitos benefícios para Piracicaba, desde a geração de emprego e renda, até a disponibilização de alimentos saudáveis. Mas o principal é que valoriza a agricultura familiar e amplia os espaços e o acesso ao alimento. Só o Varejão Municipal Central entrega cerca de 50 toneladas de alimento por semana. Então nos dedicamos a sempre fortalecer essa rede da agricultura familiar na cidade”, destacou Maurício Perissinotto.


Vanderlei Sanches Baesteiro, comentou sobre os impactos da nova cobertura para os permissionários e consumidores. “Essa obra melhorou a estrutura do Varejão. Antes era um calor intenso que fazia, mas com a nova cobertura, não acontece mais isso. Em nome dos permissionários, agradeço o prefeito pelo carinho e pela atenção. O trabalho dos varejões é muito importante, porque uma grande parte dos alimentos oferecidos, que chegam às mesas dos piracicabanos, vêm da agricultura familiar”, complementou Vanderlei.


Estiveram, também, presentes na cerimônia de entrega a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi; a secretária de Educação, Juliana Vicentin; a secretária-executiva de Administração, Miriam Melo; os vereadores Paraná, Zezinho Pereira, Pedro Kawai, Rafael Boer, Josef Borges, Renan Paes e Fábio Silva; e o deputado estadual Alex Madureira.

“A atuação da Cooperativa, dos agricultores e dos permissionários é muito relevante para toda a cidade. Temos, cada vez mais, que buscar instrumentos de políticas públicas para que possamos incentivar o consumo de alimentos na nossa região, fazendo a economia girar localmente”, enfatizou Alex Madureira.

“Esse é um momento especial. Já trabalhei com varejão e sei da importância desses espaços. E, agora, o Varejão Municipal Central, o mais tradicional da cidade, recebe uma estrutura muito melhor para que permissionários e consumidores possam circular com mais conforto”, completou o vereador Rafael Boer, representando a Câmara Municipal.

HISTÓRICO – O Varejão Municipal Central foi o primeiro varejão inaugurado em Piracicaba, há 43 anos, onde hoje é o Terminal Central de Integração (TCI). Com o passar dos anos, a Prefeitura percebeu a necessidade de melhorar a infraestrutura desses espaços para atender melhor os permissionários e o público. Assim, em agosto de 1990, o varejão começou a funcionar em espaço próprio, onde está até hoje, em galpão na rua Santa Cruz, 1.260.

O Varejão funciona às quartas-feiras, das 14h às 19h, e aos sábados das 5h às 12h. Faz parte do Programa de Varejões Municipais, que é composto atualmente por 22 varejões e quatro feiras livres, além do Mercado Municipal.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...