Tocando Agora: ...

Livro sobre os 20 anos da Companhia Teatral Ronaumrose será lançado no domingo, dia 31/8

Publicada em: 27/08/2025 17:07 -

O jornalista e escritor Edilson Rodrigues de Morais, de 55 anos, lança no próximo domingo, 31 de agosto, a obra “Ronaumrose – Vinte anos de teatro formando gente”, a partir das 10h, no auditório da Associação Cultural e Teatral Guarantã, localizada a avenida Santa Lídia, 548, no bairro Areião, em Piracicaba.

A obra produzida com o apoio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), do Decreto nº 11.525/2023 (Decreto Paulo Gustavo) e do Decreto 11.453/2023 (Decreto de Fomento), conta com 112 páginas e descreve a trajetória e os primeiros 20 anos de história da Companhia Teatral Ronaumrose, uma das mais atuantes no cenário piracicabano nos últimos anos.

Na narrativa destes primeiros 20 anos de apresentações pelos principais palcos de Piracicaba, da região e do estado de São Paulo, o escritor fala da importância e da luta da atriz, diretora e co-fundadora da Ronaumrose, Rosângela Pereira, que é a principal responsável pelo desenvolvimento da companhia em suas primeiras duas décadas.

Nas 112 páginas do livro, o autor também fala do início da história, quando o grupo de teatro funcionava apenas como uma alternativa cultural para os alunos que frequentavam as aulas da extinta Guarda Mirim de Piracicaba, no início dos anos 2000. 

Após funcionar por mais alguns anos na sede do Instituto Formar (antiga Guarda Mirim), a Ronaumrose alcançou sua emancipação e seguiu estrada de maneira independente para conquistar espaços no cenário cultural e continuar com a formação de atores até o dia de hoje.

De olho na valorização das tradições piracicabanas, a CIA. sempre esteve inserida no cenário cultural do município como na Festa das Nações, no projeto “Rio das Artes” do Sesc/SP e em várias edições da Mosquete (Mostra de Esquetes de Piracicaba) e da Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

No âmbito estadual, a companhia teatral conquistou a classificação como Ponto de Cultura Estadual e a participação, como única representante de Piracicaba na Festaett (Festival de Teatro da Estância Turística de Tupã).

Para o jornalista e escritor Edilson Rodrigues de Morais, a obra é um exemplo de resistência e de demonstração de amor ao teatro de uma companhia que persiste e segue ativa por mais de duas décadas. “A Lei Paulo Gustavo é um instrumento de grande importância para a cultura brasileira, porque abre portas para que possamos trabalhar e transformar histórias em uma obra literária.” – ressalta o escritor.

Divulgação

No período de divulgação da obra “Ronaumrose – Vinte anos de teatro formando gente”, o jornalista e escritor Edilson Rodrigues de Morais percorreu alguns locais públicos e escolas estaduais de Piracicaba para levar ao conhecimento de alunos e da população a importância da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), do Decreto nº 11.525/2023 (Decreto Paulo Gustavo) e do Decreto 11.453/2023 (Decreto de Fomento).

Adaptada ao modelo de palestra educacional, a obra foi apresentada para incentivar a escrita criativa e a escuta ativa e foi ministrada pelo autor nos últimos meses em vários locais, como: Instituto Formar, Biblioteca Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” e nas escolas estaduais do município: Professor Alcides Guidetti Zagatto, no Jardim Esplanada, Pedro Moraes Cavalcanti, no Dois Côrregos, Professor Jethro Vaz de Toledo, no Itapuã, Professora Vilma Ferrari, no Vale do Sol, e na Professor Hélio Penteado de Castro, no Parque Piracicaba.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...