Tocando Agora: ...

Coluna: Psicologia no Dia a Dia

Publicada em: 09/09/2025 07:44 -

Confiar: fiar com!

     Bom dia, caro leitor! Saúde e paz para nós!

     Ouvindo a música de um amigo querido (Confia, do Rogério Granja), fiquei com muita vontade de comentar sobre este que é um dos sentimentos mais importantes na Vida: confiança!

     Confiar requer entrega, às vezes ao imponderável, o que para muitas pessoas é quase impossível! Porém, o que as pessoas não percebem ou se esquecem é que sem acreditar nas próprias capacidades, aí sim fica impossível realizar o que quer que seja!

     Digo isso, pois a palavra confiar é composta do prefixo con (que significa junto, unido) mais o verbo fiar. Fiar tem vários significados, mas vamos nos focar neste: confeccionar, “fabricar”. Ou seja, confiar neste contexto, relaciona-se com fazer com, fazer ou “confeccionar” junto! Então, confiar passa a ser uma ação conjunta que não depende apenas do imponderável, da crença ou fé que se tem na Vida, no Divino ou em alguém. Confiar também depende da nossa colaboração para que algo aconteça!

     Essa ideia faz com que confiar seja uma atitude ativa, e não passiva! Somos responsáveis pela concretização de nossos desejos. Isto fica evidente em processos de doença física: hoje sabe-se que reagir com positividade e confiança na própria melhora, na cura ou na nossa capacidade de lidar com o tratamento aumenta muito as chances de melhora e/ou cura! Porém, se lidamos com medo, desânimo ou sensação de impotência, dificultamos e muito a superação da situação em si!

     Confiar na própria capacidade de superação e autossuperação é fundamental para que tudo o que desejamos se torne real: sermos ou nos tornarmos saudáveis, conseguirmos atingir objetivos difíceis ou aparentemente impossíveis e por aí vai!      

     E como isso interfere na nossa felicidade! Ser feliz e realizar os próprios sonhos requer confiança de que isto é possível, mas fundamentalmente, confiarmos em nossa própria capacidade de realizarmos o que nos alegra e felicita!

     Caro leitor, se você é daqueles que vive desconfiado de tudo e acha que sonhar é coisa de gente não realista, cuidado! Você pode estar perdendo infinitas possibilidades de construir uma Vida cada vez com mais prazer e sentido!

 

          Paz e bem aos que sabem que a Vida favorece os que con-fiam!

 

 

 

Bia Mattos

Psicóloga CRP 06/29269

Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos

Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.     

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...