Tocando Agora: ...

Dia Mundial da Sepse alerta para os sinais de uma das principais causas de morte evitáveis no mundo

Publicada em: 11/09/2025 15:25 -

Uma simples infecção pode se transformar em uma condição grave e potencialmente fatal. A sepse, também conhecida como infecção generalizada é responsável por milhões de mortes todos os anos no mundo, sendo uma das principais causas de óbito evitável nos hospitais. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra mais de 400 mil casos de sepse em adultos anualmente, dos quais 240 mil resultam em morte, equivalendo a 60%.

No Dia Mundial da Sepse, lembrado em 13 de setembro, o Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) reforça a importância do reconhecimento precoce de sinais e do tratamento imediato, por meio de campanha digital e ações educativas realizadas pela equipe do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP), com profissionais da instituição.

“O reconhecimento precoce é a chave para o tratamento adequado. Toda instituição deve treinar suas equipes para identificar os sinais de sepse e iniciar o método correto, lembrando sempre que quanto mais cedo tratamos, maiores são as chances de recuperação”, explica Sérgio Naves, coordenador médico da UTI do HRP-Unicamp.

Naves ressalta que a prevenção é fundamental. “Pessoas idosas, portadores de diabetes e imunossuprimidos são mais suscetíveis a infecções, por isso é preciso manter a vacinação em dia, tratar infecções corretamente e procurar atendimento médico diante de sinais de gravidade”.

O HRP-Unicamp adota um protocolo institucional de sepse que garante o acompanhamento desde a abertura do alerta, passando pela confirmação médica e pelas medidas prioritárias da primeira hora, com seguimento até a terceira e sexta hora. Esse monitoramento permite identificar oportunidades de melhoria e contribui diretamente para a redução da mortalidade.

Dia Mundial da Sepse

No próximo dia 16/09, o Dr. Sérgio Naves, será um dos palestrantes do Fórum da Rede de Urgência e Emergência RRAS14, trazendo uma abordagem prática e atualizada sobre os aspectos essenciais do manejo da sepse.

O evento, promovido pelo DRS-X, será realizado no auditório do HRP-Unicamp a partir das 9h, e é direcionado aos profissionais da rede de saúde pública dos 26 municípios que compõem a macrorregião de Piracicaba.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...