O programa “EducaTrilha na Escola” recebeu na última quinta-feira, 11/09, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, Moção de Aplausos em homenagem aos seus 10 anos e em reconhecimento aos resultados obtidos pelas ações em áreas como educação, meio ambiente e cultura.
A moção foi proposta pelos vereadores Silvia Morales, do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” (PV), Rai de Almeida (PT), Zezinho Pereira (União Brasil) e Wagner Oliveira, o Wagnão (PSD), e aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores.
Para Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (IPA/SEMIL), idealizadora e coordenadora do “EducaTrilha na Escola”, receber a Moção de Aplausos por um programa que é um “sonho coletivo” é gratificante.
“É um sonho construído a muitas mãos, a partir de uma pesquisa científica que trouxe a ideia do programa e ao longo do tempo tantas pessoas e instituições aceitaram o convite de estar conosco e fazer parte desse sonho coletivo. Esse é um reconhecimento desse trabalho, em que todos nós estamos unidos, contribuindo para construir sociedades sustentáveis. É um programa permanente, continuado, que vem transformando vidas”, afirma a idealizadora.
“O EducaTrilha é uma construção contínua, aberta e coletiva: desde o planejamento de cada encontro até a realização de cada uma das atividades com os professores e o acompanhamento das turmas no Horto de Tupi. Participar dessa experiência, resultado do trabalho de muitas pessoas ao longo desses 10 anos, é muito gratificante. E perceber os resultados de todo esse trabalho nos relatos dos professores e alunos que já vivenciaram o programa faz reforçar a ideia de uma educação que é realmente transformadora”, complementa Bruno Parizotto Juliani, educador socioambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e também coordenador do EducaTrilha.
A edição de 2025 do programa “EducaTrilha na Escola” é realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (por meio do NEA), projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e Fundação Florestal (FF). O patrocínio é da CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais.
A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia).
História
O “EducaTrilha na Escola”, que comemora 10 anos em 2025, é um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares, a partir de um processo formativo e de um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba.
São realizados encontros formativos e de tutoria aos professores, com uma proposta integradora em relação às demais iniciativas escolares voltadas à educação ambiental e cultural. Este ano também estão sendo realizadas tutorias e oficinas em cada uma das escolas participantes.
Um dos objetivos do programa é fomentar processos educadores críticos, reflexivos, participativos, contínuos e permanentes comprometidos com os princípios das Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental (PNEA, PEEA e PMEA), da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desta forma, as ações desenvolvidas se multiplicam com a participação dos professores, envolvendo o protagonismo dos alunos, e ultrapassam os muros das escolas, alcançando toda a comunidade escolar e do entorno.
Em 2018, foi publicada a tese de doutorado “Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola”, de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, sob orientação da Profa. Vânia Galindo Massabni, que apresentou aspectos pedagógicos e institucionais focados nas contribuições de visitas escolares às áreas protegidas.
Influenciado por esta pesquisa, o então chamado “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais protegidas”, premiado como Destaque Ambiental pelo COMDEMA em 2016, ganhou novo formato e passou a ser intitulado “EducaTrilha na Escola”. Ao longo de sua história, o programa beneficiou até o ano passado mais de 33 mil pessoas, o que corresponde a 7,5% da população de Piracicaba. Esta é a segunda moção de aplausos relacionada ao programa, pois, no ano passado, as escolas vencedoras de 2023 também receberam tal homenagem.