A importância de três novas pontes sobre o Rio Piracicaba
Barjas Negri
Ao assumirmos a Prefeitura de Piracicaba, em janeiro de 2005, encontramos uma situação financeira bastante delicada. No entanto, em vez de gastar energia reclamando ou procurando culpados, optamos por agir. Reorganizamos os gastos públicos, enxugamos despesas e implantamos uma gestão tributária e financeira eficiente, com o objetivo de aumentar a arrecadação e, assim, ampliar os investimentos na cidade.
Desde o início, ficou evidente que um dos grandes desafios seria a mobilidade urbana. O número de veículos crescia rapidamente e a tendência era de que esse aumento continuasse nos anos seguintes. Por isso, uma das primeiras decisões da nossa gestão foi planejar a construção de três novas pontes sobre o Rio Piracicaba, fundamentais para melhorar o trânsito e preparar a cidade para o futuro.
Para viabilizar o projeto, buscamos soluções criativas e responsáveis. Um exemplo foi o leilão do antigo prédio do Hotel Beira Rio, cujo valor arrecadado foi destinado a financiar a construção da primeira ponte. É importante destacar que mais de um terço da população piracicabana vive na margem direita do Rio Piracicaba, em bairros como Vila Rezende, Jardim Primavera, Vila Fátima, Vale do Sol, Ártemis, Santana, Santa Olímpia, entre outros. Além disso, essa região serve de ligação entre Piracicaba e importantes municípios vizinhos, como Águas de São Pedro, São Pedro, Charqueada, Iracemápolis, Rio Claro e Limeira, que têm forte conexão com o comércio, a indústria e os serviços de nossa cidade.
Historicamente, vários prefeitos compreenderam a importância estratégica dessas conexões. Até o início da década de 1970, foram construídas pontes que marcaram a história da cidade, como a Ponte do Mirante “Irmãos Rebouças”, a Ponte do Lar dos Velhinhos, a Ponte do Morato e a Ponte do Caixão. O prefeito Luciano Guidotti implantou a Ponte do Morato e iniciou a construção da Ponte do Caixão, que foi concluída na gestão do prefeito João Herrmann Neto. Já a duplicação da Ponte do Mirante foi realizada durante a segunda gestão do prefeito Adilson Benedito Maluf, aproveitando a estrutura da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Com o crescimento populacional e o aumento expressivo da frota de veículos, ficou claro que Piracicaba precisava de um novo planejamento viário para os próximos 20 anos. Foi exatamente isso que fizemos. Em apenas oito anos, conseguimos construir e inaugurar três novas pontes na região central, proporcionando uma interligação mais eficiente entre os bairros e melhorando significativamente o fluxo do trânsito.
As obras foram entregues de forma planejada e em etapas: a Ponte do Lar dos Velhinhos “Professor Walter Radamés Accorsi” foi inaugurada em 2006, a Ponte do Morato “Navegador José Luiz Guidotti” em 2009 e a Ponte do Mirante “Arquiteto Caio Tabajara Esteves de Lima” em 2012. Esses projetos só foram possíveis graças a um planejamento técnico e orçamentário sólido, utilizando recursos próprios da Prefeitura sem recorrer a financiamentos junto à Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES.
Hoje, essas três pontes se tornaram essenciais para a mobilidade urbana de Piracicaba. Juntas, elas recebem diariamente cerca de 100 mil veículos, entre ida e volta, garantindo maior fluidez no trânsito e melhorando a qualidade de vida da população. Naquela época, passei a ser conhecido como “o prefeito das pontes”, um título que carrego com orgulho, pois basta imaginar Piracicaba sem essas obras para compreender o tamanho dos congestionamentos que a cidade enfrentaria atualmente.
Trabalhamos sempre com um propósito claro: construir uma cidade mais organizada, moderna e preparada para o futuro, oferecendo melhores condições de vida a todos os piracicabanos e garantindo que Piracicaba siga crescendo de forma estruturada e planejada.
Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões