Tocando Agora: ...

CBF anuncia novo calendário do Futebol Brasileiro 2026

Publicada em: 01/10/2025 17:33 -

 
 
A CBF anunciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, no novo calendário do Futebol Masculino Brasileiro, que vai ser aplicado no triênio 2026-2029. Mudanças significativas em quase todas as competições, principalmente nas datas.
 
Os estaduais passarão a ter apenas 11 datas em suas divisões de elite, diminuindo o número de jogos dos times que estão nas série A e B do Brasileirão. Por outro lado, mudaram a estrutura de outras competições nacionais, aumentando o calendário de times menores, sendo que parte deles joga apenas um semestre. O topo dos clubes do país estavam com muitos jogos e a base com poucos.
 
O Brasil tem 882 clubes registrados na CBF e apenas 124 jogam as divisões nacionais, 14% do total. Mudanças na Copa do Nordeste e Copa Verde, além da criação da Copa Sul-Sudeste. Essas competições terão um período próprio no calendário, logo após os estaduais.
 
Estaduais - Estaduais com início em 11 de janeiro e término em 8 de março, com 11 datas no total. Foi alertado que ainda precisa de ajustes com as Federações Paulista e do Rio de Janeiro, que teriam mais datas do que outros estaduais.
 
Copa do Brasil - Os 20 clubes da Série A entram apenas na quinta fase da Copa do Brasil. Campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D entram na terceira fase. As quatro primeiras fases serão em jogo único. Aumento de 92 para 126 clubes em 2026 e 128 em 2027, com 155 partidas no total, contra 122 neste ano. A maioria das federações terá aumento de vagas e a final será em jogo único, fechando o calendário.
 
Série A - Início em 28 de janeiro e término em 2 de dezembro, sendo jogado o ano inteiro, com parada para a Copa do Mundo no meio da temporada. O regulamento segue o mesmo.
 
Série B - Início em 21 de março até 28 de novembro, com o mesmo regulamento. A competição também terá pausa no meio do ano.
 
Série C - Início em 5 de abril e término 25 de outubro. Em 2026, com mesmo formato atual, serão 20 clubes, mas apenas dois rebaixados e quatro acessos. Em 2027, ainda no mesmo formato, aumenta para 24 clubes, novamente com dois descensos e quatro subidas. Em 2028, terá o total de 28 clubes, tendo dois grupos de 14 clubes, com jogos em ida e volta, caindo os dois piores de cada chave. Não haverá redução de cotas.
 
Série D - Início em 5 de abril e término em 13 de setembro. Aumento para 96 clubes já em 2026, indo para 610 partidas e garantindo, no mínimo, 10 partidas por clube. Subiram seis times para a Série C de 2027, mantendo a mesma porcentagem de chances.
 
As vagas são para os quatro rebaixados da Série C, 64 vagas por Federações, 28 clubes que atingiram a segunda fase da Série D de 2025. As vagas restantes serão feitas pelo Ranking Nacional de Clubes. No formato do mata-mata, após as quartas de final, onde se definem os semifinalistas, que estarão garantidos na Série C, haverá um play-off entre os eliminados, para definir as outras duas vagas de acesso.
 
Copas Regionais - Começarão em 25 de março e término 7 de junho. Clubes que estão nas competições da Conmebol não estarão nestes torneios. Como dito antes, os campões entram na terceira fase da Copa do Brasil para 2027. Só haverá separação da Copa Verde, com a criação da Copa Norte e Copa Centro-Oeste, com ambos os campeões entrando na Copa do Brasil. Também criou-se a Copa Sul-Sudeste
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...