Tocando Agora: ...

Coluna: Psicologia no Dia a Dia

Publicada em: 21/10/2025 07:33 -

Trans-forma-(a)ção    

     Bom dia, caro leitor! Saúde e Paz para a gente!

     A palavra que dá nome ao texto de hoje é uma das minhas favoritas! Ela é composta de três partes: trans, forma, ação. E isso lhe dá um significado muito particular, o de um convite para, através da ação, darmos uma nova forma, que vá para além (trans) do óbvio, para qualquer coisa que seja.

     Pensar desta maneira tem sido decisivo nos dias de hoje, uma vez que numa coletividade tão necessitada de harmonia, somente por meio da ação de cada um de nós é que veremos mudanças reais naquilo que nos afeta, desagrada, no que destrói nossa paz. Dou exemplos.

     Enquanto alimentarmos a ideia de fora e dentro, vamos continuar poluindo o ar e as águas do planeta como se não nos afetasse: “joga fora” dizemos, para o que não queremos mais. Fora aonde?! Na nossa própria casa, o planeta que habitamos?!

     Enquanto acharmos que o problema da miséria não é nosso, vamos continuar colaborando com a miséria alheia todas as vezes que fizermos escolhas políticas que atendam aos nossos interesses e não os do coletivo, ou quando escolhemos candidatos pela simpatia e não pela seriedade de suas propostas. Nossa inconsequência nas escolhas políticas pode levar ao aumento da violência por aumento da pobreza, da falta de Educação e Saúde de qualidade à maioria da população, o que irá gerar consequências que nos afetarão também!

     Enquanto agirmos como se a opinião do outro merecesse ser totalmente desconsiderada, pois é um “absurdo aquele tal jeito de pensar”, continuaremos perpetuando a violência e não o respeito ao diferente. Aí, não adianta achar que o outro é agressivo e “sem noção” quando tenta nos calar ...

     Enquanto não entendermos que o que afeta o outro pode ser o que me afetará amanhã, corremos o risco de termos que nos defrontar, no futuro, com o que incomodava o outro, mas achávamos que não era problema nosso.

     ATENÇÃO: nossas ações impactam o todo! Sempre!

     Trans-forma-ção significa que o nosso comportamento (ação) precisa ser cada dia mais lúcido e em sintonia com as necessidades do coletivo (forma) e não apenas com nossas necessidades ou veleidades. É aqui que entra o prefixo TRANS! Trans, além de significar através de, significa além de: além de mim; além do que vejo, penso e imagino; além dos meus desejos; além das minhas necessidades e direitos pessoais e por aí vai infinitamente!

     Se queremos uma Vida melhor, com mais harmonia, mais segurança, mais felicidade, então precisamos, urgentemente, nos transformarmos, começarmos a nos ver enquanto parte do coletivo e não à parte dele. E entendermos que o coletivo é a união das muitas partes! Então, que tal começar através da nossa parte, a melhora que queremos ver no mundo?!

     Bem-aventurados os que geram trans-forma-(a)ção positiva por onde passam! A Luz da consciência é deles!

Bia Mattos

Psicóloga CRP 06/29269

Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos

Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.     

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...