Foto de Capa: Vereador Pedro Kawai e a jornalista Adriana Passari - Livro Sírius Brilho Fatal
O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, no último sábado (18), da abertura da 6ª edição da Flipira — Festa Literária de Piracicaba, realizada no Barracão 9 do Engenho Central. O evento, que também aconteceu no domingo (19), reuniu dezenas de escritores de Piracicaba, da região e de diversas partes do Brasil, celebrando a literatura, a cultura e o diálogo entre autores e leitores.
Durante os dois dias de programação, o público pôde prestigiar lançamentos de livros, oficinas, bate-papos, apresentações musicais e atividades culturais voltadas para todas as idades. Entre os destaques locais, participaram escritores consagrados como Adolpho Queiroz, Adriana Passari, Vitor Prates, Ricardo Frias Caruso, Bianca Trevisan, Leda Coletti, Maristela Negri, Moacyr da Rocha Freitas (Pestana), entre outros nomes importantes da literatura piracicabana.
A programação contou ainda com espaços interativos, como a Flipirinha, voltada ao público infantil; o Espaço Esalq “Do verde ao ser: Esalq entre flora, fauna e pessoas”; além de exposições do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e estandes da Biblioteca Municipal e do Colégio Objetivo. A arte também esteve presente com os cartunistas Erasmo Spadotto e Érico San Juan, e a Dio Jazz Band, que animou o público com apresentações itinerantes.

Foto: Vitor Prates - Vereador Pedro Kawai (PSDB) e Nordahl Christian Neptune - Livro: Elias dos Bonecos
Um dos momentos mais aguardados foi o bate-papo mediado pelo jornalista Maurício Ribeiro, com nomes de peso do jornalismo piracicabano, como Antônio Messias Galdino, Cecílio Elias Neto e Evaldo Vicente. No domingo (19), o evento continuou com grande público e uma nova roda de conversa com os autores do livro “Almanaque Piracicaba 1001 Ruas”, entre eles Barjas Negri, Miromar Rosa, Kátia Mesquita e Fábio Bragança.
Organizada pela Academia Piracicabana de Letras (APL), em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, a Biblioteca Municipal, o Centro Literário de Piracicaba (CLIP) e o GOLP, a Flipira é coordenada pelas escritoras Carmen Pilotto, Elisabete Bortolin, Ivana de Negri, Melysse Martin e Raquel Delvaje.
O vereador Pedro Kawai destacou a importância do evento para o fortalecimento da cultura local e o incentivo à leitura:
“A Flipira é um verdadeiro presente para Piracicaba. É um espaço que valoriza nossos escritores, estimula o hábito da leitura e reforça o papel da cultura como instrumento de transformação e conhecimento”, afirmou o parlamentar.
A Flipira 2025 mais uma vez consolidou-se como um marco no calendário cultural da cidade, reafirmando o potencial literário de Piracicaba e o compromisso da comunidade com a valorização da arte e da educação.