A partir de 1º/11, a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba passa a contar com um reforço significativo no patrulhamento diário. Serão 58 novos GCs no patrulhamento diário, ampliando a presença e efetividade nas ações preventivas e ostensivas, um reforço de 58% no patrulhamento do município. Atualmente, o efetivo total da corporação é de 334 guardas.
Além do reforço no efetivo de agentes, a frota também será ampliada, com mais viaturas circulando tanto de dia quanto à noite. O patrulhamento diurno passará a contar com 22 veículos, e o noturno com 13, quase o dobro da estrutura atual. O Pelotão Ambiental também será fortalecido, passando de três para cinco viaturas.
A reestruturação foi possível porque os postos regionais da GCM passam a funcionar como pontos de apoio para as guarnições em serviço.
De acordo com o comandante da Guarda Civil, Marcos Pavanello Rodrigues, o reforço trará ganhos importantes, especialmente no período noturno. “Com mais guardas e viaturas em circulação, conseguiremos ampliar a presença da GCM nas ruas, garantindo mais segurança à população, principalmente à noite, quando a demanda é maior”, afirmou.
A reestruturação da GCM faz parte de uma decisão estratégica da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, a pedido do prefeito Helinho Zanatta. Está prevista, também, a substituição da vigilância presencial em prédios públicos por sistemas modernos de monitoramento eletrônico, com câmeras e alarmes, que permitirá o remanejamento de guardas que atuavam em postos fixos para o patrulhamento das ruas.
O comandante explicou que para a implantação da reestruturação dos GCs, as unidades de saúde, por exemplo, receberão um sistema de botão de emergência, semelhante ao SOS Mulher, que será instalado nos celulares de servidores indicados pela Secretaria Municipal de Saúde para acionar viaturas da GCM, caso seja necessário.
Ao todo, 394 locais serão atendidos pelo novo sistema de monitoramento e alarme, entre unidades de saúde, escolas, Centros de Especialidades Médicas, de Ortopedia e outros prédios públicos, além de espaços como o Tiro de Guerra.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, destacou que a mudança representa um avanço importante na gestão da segurança pública municipal. “Essa modernização permite que a GCM esteja mais presente nas ruas, aumentando a capacidade de resposta e garantindo mais eficiência no atendimento às ocorrências”, ressaltou.
Em casos de denúncias, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba pelos telefones 153 ou (19) 3422-0023 - Central de Operações da GCM.