Tocando Agora: ...

Álbum “Diferentes Pianos” do piracicabano Ramsés Paraguassú chega às plataformas digitais

Publicada em: 28/10/2025 15:13 -

O álbum “Diferentes Pianos”, do músico piracicabano Ramsés Paraguassú, está disponível nas plataformas digitais de streaming. O material foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc (Edital 04/2024).

 

Informações sobre as plataformas em que o álbum está disponível podem ser conferidas no Instagram do músico: @ramses.paraguassu

 

“Diferentes Pianos” reúne oito faixas instrumentais inspiradas pela vivência do piracicabano – formado em piano erudito – com diferentes gêneros musicais. O primeiro álbum de Ramsés traz uma sonoridade que une a música de concerto à fonte de pesquisa do compositor nos últimos anos, calcada no jazz, com a espontaneidade da improvisação. Isso, aliado à música brasileira e à sua riqueza rítmica, representada, no material, por ritmos como o forró, samba, frevo, maracatu e xote.

 

“O piano pode ser considerado de função percussiva, harmônica e melódica. A partir disso, quando tocado com outros instrumentos, essas funções precisam estar bem definidas, pois cada formação traz para o pianista situações que pedem soluções específicas”, diz Ramsés.

 

Atuação de quarteto sob perspectiva de pianista

 

O álbum reúne a atuação de um quarteto sob a perspectiva de um pianista. Com produção de Guegué Medeiros, o álbum conta, além do pianista Ramsés, com Rafael Beibi (percussão), Daniel Zivko (guitarra) e Matheus Tagliatti (contrabaixo) – músicos que não necessariamente dividem a mesma faixa, uma vez que o material reúne duos entre piano e um dos instrumentos, além de outras formações.

 

“Tocando em duo com o contrabaixo, o piano vai evitar a região grave do instrumento, deixando essa função para o baixista. Já com a guitarra, que também é um instrumento melódico e harmônico, o piano vai ter a função de acompanhar o solista, mas também de solar e ser acompanhado pelo guitarrista. Quando tocado em duo com a percussão, o piano precisa ocupar todas as regiões do instrumento, desde o grave até o agudo, promovendo um diálogo entre os instrumentos. “No piano solo, o desafio é maior, pois além de transitar por todas as regiões do instrumento e exercer essas três funções, o pianista precisa também fazer o papel do percussionista”, aponta o músico.

 

O show de lançamento de “Diferentes Pianos” aconteceu no dia 10 de outubro, no Armazém da Cultura Maria Dirce Camargo (na Estação da Paulista).

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...