Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba
Foto: Rodrigo Corsi/AG Paulistão
Na tarde desta quarta-feira, 29 de outubro na sede da Federação Paulista de Futebol, no Edifício Pelé, foi realizado o Conselho Arbitral do Campeonato Paulista da Série A2 de 2026.
Competição que promete ser uma das mais difíceis dos últimos anos contará com as seguintes equipes: Ferroviária, Ituano, Linense, Oeste, Santo André, São Bento, São José, Taubaté, Votuporanguense, Grêmio Prudente e XV de Piracicaba. Além das equipes que conquistaram o acesso da A3 para A2, como Sertãozinho e Monte Azul. E também os dois clubes que caíram da A1 para A2, como caso de Água Santa e Inter de Limeira.
A proposta aprovada pelos clubes prevê quadrangulares na segunda fase e disputa do acesso em mata-mata. Todas as partidas terão transmissão ao vivo.
Sendo assim, as 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase -que rebaixa as duas piores equipes-, classificando as 8 melhores que serão divididas em dois grupos onde se enfrentarão em turno e returno. As duas mais bem posicionadas de cada chave disputam a semifinal que valerá, além de vaga na decisão, o acesso à elite estadual de 2027. Nestas fases, em caso de empate no placar agregado, valerá a melhor campanha.
No quadrangular, os grupos serão compostos por 1º, 3º, 6º e 8º colocados da primeira fase em uma chave; e 2º, 4º, 5º e 7º em outra.
A proposta aprovada definiu que a competição terá início em 11 de janeiro e a decisão está prevista para 13 de maio.
Os clubes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, tendo a Lista B número ilimitado de inscrições.