O fotógrafo e radialista piracicabano Vitor Prates está lançando a sua primeira exposição solo de fotografias “Meu Olhar por Piracicaba”, no Armazém 14 do Engenho Central. São mais de 80 registros fotográficos que retratam diferentes ângulos e paisagens da cidade, como o próprio Engenho Central, o Rio Piracicaba, o bairro Monte Alegre, a Esalq, entre outros locais emblemáticos. A curadoria é da amiga e jornalista Adriana Passari.
Com mais de 10 anos de experiência em fotografia, Vitor está sempre em busca de novos ângulos e perspectivas em suas produções. Além do trabalho com imagens, ele fundou há quatro anos a Rádio Piracicaba, onde apresenta uma programação diária de notícias da cidade e do mundo, além de espaço especialmente dedicado aos esportes e ao XV de Piracicaba, onde também atua como Conselheiro.
No final do ano passado, lançou seu primeiro livro “XV Destemido e Valente – 1913 a 2023”, onde conta a trajetória do tradicional clube alvinegro piracicabano.
A carreira de fotógrafo nasceu primeiramente como uma atividade de lazer, apenas por distração, até que investiu em um curso e foi aprimorando seu olhar e sua técnica. “Sempre gostei de tirar fotos, até que um dia resolvi fazer um curso, comprei uma câmera fotográfica profissional e deixei a paixão se transformar em propósito. Hoje, onde eu vou, a câmera vai comigo — e de cada lugar, sempre trago um novo registro. A fotografia se tornou parte da minha rotina e uma maneira de enxergar o mundo com mais atenção e sensibilidade”, afirma Vitor Prates.
A exposição “Meu Olhar por Piracicaba” conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e da Secretaria Municipal de Turismo, além do Simespi, E.C. XV de Piracicaba, Consagrados Joias, Tal Mãe Tal Filha, X-Pan, Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região e os patrocínios de Concivi, Acipi, Uniodonto, Pecege, Verdinho Sorvetes, Coplacana, Alles Soluções Químicas, Nutri+, Giovana Mendes Psicóloga e Vidraçaria e Box Fuji.
A abertura oficial será no dia 14 de novembro, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. A visitação é gratuita e estará disponível ao público até o dia 7 de dezembro, somente aos finais de semana - sábados, das 10h às 18h e domingos, das 10h às 17h.

 
 