Foto: Rubens Cardia
A associação “A Turma do Papai Noel” receberá uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba pelos 10 anos de trabalho e ações voluntárias em Piracicaba. A propositura é de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos), e foi aprovada na noite da última segunda-feira (24), na 68ª Reunião Ordinária.
O texto aprovado em plenário destaca que “A Turma do Papai Noel” surge a partir do desejo de um piracicabano, hospitalizado durante o Natal de 1979, de levar “alegria e acolhimento a quem mais precisa”.
Quando internado, “sentiu a dor da solidão e transformou essa experiência em um movimento de empatia e solidariedade” e, assim, no ano seguinte, “reuniu familiares e amigos para visitar hospitais e instituições, levando palavras de conforto, sorrisos e pequenos presentes”.
Ainda que a iniciativa tenha sido iniciada informalmente em 1979, “somente no ano de 2015, o grupo foi constituído formalmente passando a ostentar de forma oficial o nome Associação A Turma do Papai Noel, fortalecendo sua atuação e ampliando seu alcance”.
A moção 314/2025 também traz que a principal ação da Turma “acontece anualmente entre os dias 20 e 24 de dezembro, quando cerca de 200 voluntários percorrem bairros de Piracicaba distribuindo, em média, 8 mil brinquedos novos e balas para milhares de crianças”.
Além da doação de mais de 3 toneladas de balas, segundo a propositura de Fábio Silva, “a magia do Natal também chega aos idosos, com visitas a instituições como o Lar dos Velhinhos e o Lar Betel, onde são entregues presentes cuidadosamente escolhidos conforme as necessidades de cada residente, como toalhas, chinelos, gorros, copos, itens de higiene pessoal, porta-retratos, panetones e balas, levando conforto e emoção a quem tanto já contribuiu com a sociedade”.
A Turma do Papai Noel também participa de campanhas como a do Agasalho, realiza doações ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e contribuições ao Lar Betel, “como colchões, fritadeira industrial e caixa de som”, além de promover ações especiais no Dia do Idoso, “levando carinho, música e picolés aos residentes”.
A honraria será entregue em data e local a serem divulgados, na pessoa de Silvia Regina Da Silva Coelho, a Presidente da Associação, “como forma de reconhecer e enaltecer a A Turma do Papai Noel”.