Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba
A FIFA realizou nesta sexta-feira, 5 de dezembro, em Washington, os grupos da Copa do Mundo de 2026.
O Mundial terá um novo formato, com 48 seleções, e será disputado pela primeira vez em três países: Canadá, Estados Unidos e México.
As seleções foram divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Os dois melhores times de cada chave e os oito melhores terceiros colocados no geral avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata. Equipes dos países anfitriões, Canadá (B), México (A) e EUA (D) já têm grupos definidos e são cabeças de chave.
Mata-mata
Para ser campeã mundial, uma seleção agora terá que encarar oito jogos, um a mais do que no modelo em vigor até 2022. Isso porque o aumento de times levou à criação de mais uma fase, 16-avos de final, que será o primeiro mata-mata, antes das oitavas. Quem perder na semifinal também fará oito partidas, porque a disputa pelo terceiro lugar geral permanece no regulamento. Equipes que se enfrentaram nos grupos não se pegam nos 16-avos de final.
A Fifa definiu que os quatro times de maior ranking ficarão em chaves opostas, de forma alternada: o melhor time vai para o lado A, o segundo, para o lado B; o terceiro, para o A; e o quarto, para o B. Tratam-se de Espanha, Argentina, França e Inglaterra.
O mata-mata da Copa segue com prorrogação com dois tempos de 15 minutos mais acréscimos, em caso de empate no tempo normal. Se a igualdade persistir, haverá disputa por pênaltis.
Confira os grupos da Copa do Mundo 2026:
PLAY OFF D
República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte
PLAY OFF A
Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia
PLAY OFF C
Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo
PLAY OFF B
Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia
PLAY OFF 2
Bolívia, Suriname ou Iraque
PLAY OFF 1
RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia