Tocando Agora: ...

Emergências climáticas e sociedade: MBA da Esalq/USP vai capacitar profissionais de forma interdisciplinar

Publicada em: 02/02/2026 10:57 -

Há três anos o planeta bate recordes de aumento de temperatura e ocorrência de eventos climáticos extremos, como tempestades, secas, ciclones e ondas de calor. No Brasil, esses eventos se distribuem de forma desigual em diferentes regiões do país. Com o intuito de capacitar profissionais para atuar de forma interdisciplinar frente às emergências climáticas, estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o MBA Internacional em Emergências Climáticas: Sociedade, Cidades e Florestas, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais (PPGRF), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP).

 

Interessados podem ser inscrever pelo link: https://doity.com.br/mba-internacional-em-emergencias-climaticas-sociedade-cidades-e-florestas 

 

O MBA acontece entre os dias 2 de março de 2026 e 31 de agosto de 2027, na modalidade on-line. O intuito é que os participantes estejam aptos para compreender, planejar e agir estrategicamente frente às emergências climáticas, com base em uma abordagem interdisciplinar, de forma a integrar sociedade, florestas e cidades.

 

O curso visa desenvolver competências para análise crítica, formulação de políticas públicas, implementação de soluções baseadas na natureza e promoção de práticas sustentáveis em diferentes contextos.

 

Com carga de 400 horas e 250 vagas, o curso é destinado a profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, que atuam ou desejam atuar com temas como mitigação e adaptação às mudanças climáticas, políticas públicas, sustentabilidade, planejamento urbano e gestão.

 

A lista de professores reúne nomes importantes do Brasil e do mundo, como Carlos Nobre, Jose Marengo, Mario Eduardo Mendiondo, Robin Chazdon, Ricardo Cardim, Gerd Sparovek, entre outros. Os docentes e as disciplinas podem ser consultados pelo link https://sites.usp.br/mbaemergenciasclimaticass/cursos-pagina/

 

“Esse MBA surge num contexto em que estamos observando a intensificação dos efeitos das mudanças climáticas e, principalmente, o aumento da frequência de eventos climáticos extremos. Reúne pesquisadores do Brasil e de diferentes países, especialistas em diferentes temas relacionados a mudanças do clima, como meteorologia, restauração florestal, governança e migração climática, entre outros”, afirma a coordenadora da iniciativa, a Prof. Dra. Nathália Nascimento.

 

“Quem se formar nesse MBA estará preparado para enfrentar um dos grandes desafios da atualidade, como lidar com as mudanças climáticas. Nas cidades, com as transformações que as áreas urbanas estão sofrendo, com enchentes e secas. Na agricultura, como o produtor pode lidar e se adaptar para continuar produzindo com essas mudanças. E nas áreas de florestas, como quem trabalha com o manejo pode lidar, por exemplo, com a mortalidade de árvores, o que já vem ocorrendo”, afirma o vice-coordenador do MBA, o Prof. Dr. Edson Vidal (Esalq/USP).

 

“As épocas climáticas, os eventos extremos e a quantidade de água em todos os ecossistemas estão mudando. Os ecossistemas, já há algum tempo, estão se adaptando e as pessoas não estão percebendo. Se as pessoas, especialmente os líderes, não se atentarem a essas redefinições ecossistêmicas, isso pode afetar desde a microeconomia familiar até a economia de um país, ou seja, pode afetar as pessoas de várias maneiras”, diz o coordenador do PPGRF e docente do MBA, Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho.

 

O MBA reúne 20 disciplinas (com momentos síncronos e gravados), que têm 10h, 15h ou 20h, e estão distribuídas em três módulos, intitulados Sociedade, Cidades e Florestas. Quanto aos valores para cursar o MBA, são 18 parcelas de R$ 530,00. A taxa de inscrição é R$ 100,00.

 

SERVIÇO

 

Para realizar a inscrição, o site é https://doity.com.br/mba-internacional-em-emergencias-climaticas-sociedade-cidades-e-florestas 

 

O site oficial, com mais informações, é https://sites.usp.br/mbaemergenciasclimaticass/ e o Instagram é @usp.mba.emergencia.climatica

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...