Créditos: Staff Images / CBF
A Seleção Brasileira estreou no Sul-Americano Feminino Sub-20 com vitória, de virada, por 3 a 2 sobre o Equador na noite de quinta-feira (5), no Estádio Luis Alfonso Giagni, na cidade paraguaia de Villa Elisa. Centroavantes, Carioca e Brendha marcaram para a Amarelinha, e Ana Bia, em um lance improvável nos momentos finais, garantiu os três pontos.
Na partida, a Amarelinha precisou driblar o natural nervosismo de estreia e mostrou resiliência para reverter o placar adverso do primeiro tempo e lidar com o abalo emocional de ter ficado com uma jogadora a menos no fim do jogo.
O jogo
O Equador teve um início mais promissor. Antes mesmo do primeiro minuto, a goleira Elu foi exigida e fez grande defesa em finalização da camisa 9 equatoriana Chuchiolo. Aos dez minutos, a arqueira brasileira novamente fez a diferença, desta vez em chute da meio-campista Guerra.
O jogo seguiu morno, com muitas variações de posse de bola e sem controle por parte de nenhuma equipe, até os 34 minutos, quando Kaylane arriscou de fora da área, e a equatoriana Alcívar defendeu. No rebote, Dudinha, que atacou a área em velocidade, acertou a trave.
No fim do primeiro tempo, o Equador abriu o placar, com Vélez, que antecipou a zaga do Brasil e balançou as redes.
A conversa no intervalo com a treinadora Camilla Orlando surtiu efeito na Seleção Brasileira. Aos 14 minutos do segundo tempo, Gisele recebeu grande passe de Dudinha na direita, ganhou da defensora equatoriana na velocidade e acertou a trave. Carioca, como uma centroavante bem posicionada, dominou o rebote e deixou tudo igual, anotando o primeiro gol do Brasil nesta edição do Sul-Americano.
O tento serviu de motivação para a Seleção. Samara cruzou para Brendha dentro da área. A atacante, dividiu com duas equatorianas, ficou com a posse de bola e finalizou forte para colocar o Brasil à frente do placar a dez minutos do fim do tempo regulamentar.
Perto da marca dos 45 minutos, Isa Nunes cometeu pênalti em Guerra e foi expulsa após ser punida com o segundo cartão amarelo. Cazares deslocou Elu e empatou.
Apesar do gol sofrido, a vitória ficou com o Brasil. Ana Bia, do meio do campo, lançou para a área. O chute saiu com força, a goleira equatoriana errou o tempo de bola e sofreu o terceiro tento brasileiro, definindo o placar em 3 a 2.
Agenda
No sábado (7), a Amarelinha encara a Bolívia no Estádio Luis Alfonso Giagni, às 18h (de Brasília), pela segunda rodada da competição. Em sua estreia, as bolivianas foram derrotadas por 2 a 0 para o Peru.
Escalação
BRASIL: Elu; Thay (Samara), Ana Bia e Isa Nunes; Clarinha (Tainá), Kaylane, Nayara (Bianca) e Adrielly (Emilly); Dudinha (Brendha), Gisele e Carioca. Técnica - Camilla Orlando.