O projeto Modernização da Endoscopia do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) foi aprovado por votação popular no edital de Emendas Parlamentares 2026, para recebimento de emenda da deputada federal Tabata Amaral. A iniciativa representa um importante avanço para a qualificação da assistência em saúde na região.
Referência para 26 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-X), o hospital está entre os projetos contemplados em um edital que mobilizou a participação direta da população. Na área da saúde, 24 projetos avançaram para a etapa final, e o projeto Modernização da Endoscopia foi um dos cinco aprovados, com 725 votos populares.
A proposta prevê a aquisição de endoscópios de alta resolução e a implantação de uma unidade eletrocirúrgica moderna que ampliará a capacidade do serviço para a realização de procedimentos de maior complexidade, como colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), além da retirada de lesões malignas e pré-malignas por meio de polipectomia e mucosectomia.
Com a modernização, será possível aumentar a detecção precoce e a remoção de lesões precursoras do câncer colorretal, e contribuir para a redução da incidência da doença. O câncer colorretal é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil e também uma das principais causas de morte por câncer no país.
De acordo com o médico gastroenterologista e endoscopista do HRP-Unicamp, Rodrigo Azevedo de Oliveira, o projeto representa um salto importante na qualidade da assistência. “A modernização amplia a segurança dos procedimentos, traz mais agilidade ao atendimento e eleva o padrão de qualidade do serviço, com impacto direto na vida de milhares de pacientes, por meio do diagnóstico precoce e tratamento mais eficaz”, destaca.
Em 2025, o HRP-Unicamp realizou mais de 4.500 exames de endoscopia/colonoscopia, reforçando o papel estratégico de serviço para a rede pública de saúde regional e a relevância do investimento conquistado por meio da participação popular.