Player
 

 

Câmara exalta Receita Federal por doação de caminhão à FOP/Unicamp

Publicada em: 26/06/2026 15:32 -

Foto Crédito: Guilherme Leite

A Câmara Municipal de Piracicaba, na moção de aplausos 110/2026, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos) parabeniza a Receita Federal pela doação de um caminhão à FOP/Unicamp, destinado à implantação de uma Clínica Odontológica Móvel. A doação ocorreu no último dia 7 de maio e envolveu um veículo apreendido em operação contra o contrabando de cigarros na região de Presidente Prudente/SP.

“O ato simboliza não apenas a eficiência da Receita no combate ao crime, mas também sua capacidade de transformar bens apreendidos em instrumentos de cidadania e inclusão social”, avaliou o vereador, no texto da moção, destacando ainda que ao longo de sua história, a Receita Federal tem se destacada por programas sociais que destinam bens apreendidos a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, ampliando o alcance de suas ações e fortalecendo o papel do Estado como agente de transformação.

O caminhão será adaptado para comportar três atendimentos simultâneos, além de estrutura para lavagem e esterilização de equipamentos e uma sala para radiografias. Essa clínica móvel permitirá levar atendimento odontológico gratuito às comunidades mais afastadas do centro da cidade, o que vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes abandonam tratamentos por falta de condições de deslocamento. Ao mesmo tempo, contribuirá para o aprimoramento da formação prática dos alunos do quinto ano da FOP, próximos da conclusão de seus cursos, o que fortalece o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão universitária.

A entrega da honraria aconteceu em ato solene na manhã desta quinta-feira (25), nas dependências da Receita Federal, localizada na avenida Independência, 3601, bairro dos Alemães, onde foi contemplado o delegado titular, Antônio José Furlan, que na oportunidade agradeceu o reconhecimento da Câmara.

"É uma honra recebermos esta homenagem da Câmara, em reconhecimento ao trabalho que realizamos em Piracicaba", considerou Furlan, que também referendou o desempenho e dedicação do delegado adjunto, Marcos Vinícius Beltrame pelo trabalho de prospecção que fez perante a demanda da FOP, o que resultou na contemplação de um projeto que atua em prol da sociedade, especialmente em socorro aos menos favorecidos. 

Em seu discurso de agradecimento, o delegado Furlan também citou a presença e o apoio da Prefeitura, por intermédio da primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valquíria Callovi. Além do respaldo do deputado estadual Alex Madureira (PL), representado no ato solene pelo assessor Reginaldo Moura. 

O vereador Fábio Silva destacou a relevância da entrega da homenagem e, fez questão de fazer a leitura de discurso previamente preparado para registrar o momento.

"A entrega da moção de aplausos à Receita Federal, pela doação de um caminhão à Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp, representa muito mais do que um ato administrativo. Trata-se de um investimento direto na saúde, na dignidade e no bem-estar da nossa população. Esse veículo será transformado em uma clínica odontológica móvel, capaz de levar atendimento de qualidade às comunidades que mais necessitam, muitas vezes distantes dos centros de referência". 

"Com essa iniciativa, a Receita Federal demonstra que sua missão vai além da arrecadação e da fiscalização. Ela se coloca como parceira da sociedade, contribuindo para reduzir desigualdades e ampliar o acesso a serviços essenciais. É um exemplo concreto de como instituições públicas podem ser agentes de transformação social". 

"A Faculdade de Odontologia de Piracicaba, por sua vez, reafirma sua vocação de excelência acadêmica e compromisso comunitário. A clínica móvel será um espaço de aprendizado para os estudantes e, ao mesmo tempo, um canal de cuidado e acolhimento para milhares de cidadãos". 

"Em nome da Câmara Municipal de Piracicaba, expresso nossa gratidão e reconhecimento à Receita Federal, por este gesto de grandeza. Que esta parceria inspire outras ações e fortaleça ainda mais os laços entre instituições públicas, universidades e sociedade civil. Que possamos seguir juntos, construindo uma cidade mais justa, solidária e saudável", concluiu o parlamentar. 

O delegado adjunto, Marcos Vinícius Beltrame também registrou a satisfação pela homenagem da Câmara. "A moção até nos emociona, quando o trabalho é assim prazeroso", sintetizou Beltrame perante a ação em parceria da FOP com a Receita Federal. 

A primeira-dama do município, Valquíria Callovi expressou suas considerações positivas na parceria com a Receita Federal, além de citar a importância da sociedade, especialmente o segmento empresarial da cidade de se conscientizarem sobre os recursos que podem ser direcionados às crianças e adolescentes, e especialmente aos idosos, pela doação de parte do Imposto de Renda, onde Piracicaba tem um potencial anual na ordem de 46 milhões de reais, onde parte deste montante poderia permanecer na cidade, em reforço às ações sociais aos menos favorecidos. 

Reginaldo Moura, assessor do deputado estadual Alex Madureira também enfatizou a parceria de entidades com a Receita Federal, em ações que beneficiam a população.  

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...