Foto Crédito: Vitor Prates
Junho é o mês dedicado às festas juninas e ao Meio Ambiente, dois temas que motivam as pessoas de formas diferentes. Nesse artigo vamos nos ater ao Meio Ambiente pela sua importância para o mundo e para milhões ou, até mesmo, bilhões de pessoas nos mais diversos países.
Desde o ano passado o Brasil vem sendo alvo dos ambientalistas em função do grande número de incêndios florestais, especialmente na Amazônia e no pantanal, a maioria com forte suspeita de terem sido provocados por grandes fazendeiros.
Esses incêndios dizimaram diversas espécies de animais, plantas e ecossistemas com um prejuízo financeiro incalculável, além de condenarem inúmeras dessas espécies a extinção.
Além dos incêndios florestais há também a questão da derrubada ilegal de imensas áreas na Amazônia e o garimpo clandestino, dois graves problemas ambientais que há mais de um século vem desafiando os governos, sem que haja uma solução definitiva, devido aos interesses econômicos que envolvem o tema.
O problema maior é a falta de consciência ambiental de milhares de seres humanos sem a menor empatia, alguns ocupando cargos estratégicos que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo de como preservar as imensas e valiosas riquezas naturais que o Brasil possui.
Colunista: Carlos Eduardo Gaiad - Jornalista
