Tocando Agora: ...

Coluna: O maior espetáculo de superação

Publicada em: 21/08/2021 08:13 - Colunas

Na próxima terça-feira serão iniciados os Jogos Paralímpicos de Tóquio envolvendo milhares de atletas de todo o mundo, competindo em várias modalidades esportivas adaptadas, naquilo que chamo de " o maior espetáculo de superação do mundo ".

Não será um desfile de pessoas musculosas, saradas e de corpo atlético, ao contrário, veremos nos locais de disputas os mais variados tipos de pessoas com deficiência, disputando as medalhas de ouro, prata e bronze e servindo de exemplo para as chamadas "pessoas normais" porque não ficaram escondidas atrás de suas deficiências, mas, ao contrário, vão provar ao mundo que deficiência rima com competência e, só por isso, já são todos medalhas de ouro. 

O Brasil vai com uma delegação de mais de 500 pessoas e é favorito em várias modalidades, como a natação e a bocha adaptada. 

Que esse exemplo de superação e de amor à vida contagie o mundo e sirva para, pelo menos, diminuir o preconceito contra as pessoas com deficiência e a aceitação das diferenças. Que as pessoas possam entender que a maior deficiência é o comodismo e a passividade. Que a deficiência pode e deve ser um estímulo para as pessoas buscarem uma vida normal e que os " normais" entendam que é preciso ter a aceitação e o acolhimento, que entendam que nós, as pessoas com deficiência, não queremos ser olhados com o deplorável sentimento de dó, mas que buscamos, simplesmente, o apoio e o acolhimento. 

Colunista: Carlos Eduardo Gaiad - Jornalista

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...