O Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba) assinaram hoje, dia 31 de janeiro, a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para o comércio de rua e shopping center, que dispõe de reajuste de 5% nos salários fixos das categorias representadas pelas entidades sindicais.
O reajuste incidente sobre os salários é retroativo a 1º de setembro de 2024, data base da categoria. Para supermercados, as negociações estão em andamento.
Trata-se de um instrumento jurídico que determina regras para as relações de trabalho entre trabalhadores e empregadores. “O documento também estabelece os horários especiais de funcionamento do comércio em datas especiais e feriados, abonos e outros benefícios. Constam as formas de aplicação e pagamentos do reajuste salarial e outros temas pertinentes às empresas e trabalhadores do comércio varejista”, disse o presidente do Sincomércio, Itacir Nozella.
De acordo com Nozella, o objetivo da CCT é “promover um espaço de negociação entre as partes, estabelecer direitos fundamentais, complementares a legislação trabalhista”.