A
Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Administração e Governo,
anunciou que iniciará um novo método, inédito no município, de entrega de
cestas básicas para os servidores inativos e pensionistas, que, agora,
receberão os itens em suas casas. A medida foi definida em reunião realizada
na última sexta-feira, 28 de fevereiro, entre Prefeitura, Ipasp, Sindicato dos Servidores Públicos
Municipais, Associação dos Aposentados e Pensionistas e a empresa CBB.
O objetivo, além de facilitar o acesso desses servidores ao recebimento, é
solucionar problemas de logística. Atualmente, cerca de 3.000 servidores são
inativos ou pensionistas, mas só terão direito à entrega domiciliar aqueles que
moram dentro do estado de São Paulo.
“Hoje, temos a satisfação de anunciar uma mudança histórica na forma como a
Prefeitura de Piracicaba distribui as cestas básicas aos nossos aposentados e
pensionistas. Pela primeira vez, essas cestas serão entregues diretamente na
porta da casa dos beneficiários. Essa iniciativa foi fruto de um trabalho conjunto
entre a Secretaria de Administração e Governo, IPASP e sindicato, sempre com a
liderança do prefeito Helinho Zanatta. Durante décadas, enfrentamos inúmeros
desafios logísticos na entrega dessas cestas, o que gerava dificuldades para os
beneficiários e problemas operacionais que comprometiam a eficiência do
serviço”, explicou João Victor Rossi de Blasco, secretário de Administração e
Governo.
Segundo Blasco, com a entrega domiciliar, a Prefeitura garante mais comodidade,
respeito e dignidade para os servidores, além de tornar todo o processo mais
eficiente. “Esse é mais um avanço que demonstra nosso compromisso em modernizar
os serviços públicos e melhorar a vida da população de Piracicaba”, completou.
A entrega será feita pela Cesta Básica Brasil, que é a atual responsável pela
distribuição das cestas; o trâmite não incidirá em nenhum custo a mais, nem
para o município e nem para o servidor, sendo todas as onerações inclusas
dentro do contrato emergencial vigente – o contrato tem validade de três meses
ou pode valer até a finalização do novo processo licitatório. O processo
licitatório para aquisição das cestas básicas foi atrasado pela gestão
anterior, por isso foi necessário fazer um contrato emergencial para garantir o
benefício aos servidores. O investimento será de R$ 2.883.100.
“Esse ineditismo é um ganho muito grande para os servidores, porque eles
receberão suas cestas no conforto de suas residências, com comodidade. Além
disso, essa nova medida também auxilia na logística física da entrega das cestas
básicas para os servidores ativos, menos fila e menos demora na entrega. É um
ponto muito positivo da Administração Municipal”, declarou Antônio Carlos
Schiavon, presidente do Ipasp.
CADASTRO – A todos os servidores inativos e pensionistas é
recomendada a atualização cadastral do endereço, para que a entrega das cestas
não seja prejudicada. Para isso, é necessário entrar em contato com o Ipasp
pelo telefone (19) 3437-9877 ou presencialmente, na sede do Instituto que fica
à avenida Dr. Paulo de Moraes, 266, no Castelinho. O atendimento presencial é
de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
CALENDÁRIO
– Por conta da novidade, o cronograma
de entregas para servidores ativos divulgado anteriormente terá alteração; a
mudança será publicada no Diário Oficial de hoje. A Prefeitura ainda estuda a
viabilidade de manter a medida de entrega domiciliar no novo edital de cestas
básicas. Sendo assim, a próxima entrega terá início a partir do dia 10/03 para
os servidores da Educação e seguirá conforme o esquema abaixo:
Cronograma
de Entrega para servidores ativos
(Aposentados e Pensionistas receberão em suas casas)
- 10/03 – Secretaria de Educação
- 11/03 – Secretaria de Educação
- 12/03 – Secretaria de Educação
- 13/03 – Secretaria de Educação
- 14/03 – Secretaria de Saúde
- 15/03 – Aberto para Todos
- 17/03 – Secretaria de Saúde
- 18/03 – Secretaria de Saúde
- 19/03 – Aberto para Todos
- 20/03 – Aberto para Todos
- 21/03 – Aposentados e Pensionistas que não
receberam em suas casas
- 22/03 – Aposentados e Pensionistas que não
receberam em suas casas
A
retirada das cestas pelos servidores ativos deve ser feita na avenida Dr. Paulo
de Moraes, 1.248, na Paulista. Os dias e horários para a retirada são de
segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.