O Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” entregou durante o Carnaval de rua de Piracicaba, no último sábado (1°), a moção de aplausos 13/2025, que homenageia os 20 anos de história do Bloco da Ema.
Criado pelo artista plástico, músico e produtor cultural pernambucano Tony Azevedo, o bloco une as tradições carnavalescas nordestinas à cultura local, destacando ritmos como Coco, Ciranda e Maracatu, além da presença marcante de bonecos gigantes e da icônica Ema articulada, criados pelos artistas plásticos Antônio Carlos Chiaranda e Maria de Lurdes Chiaranda, que adicionam um toque único e encantador à festividade.
O Bloco da Ema valoriza a diversidade cultural ao convidar manifestações locais, como Batuques e outras expressões artísticas, para enriquecer a folia e transformar as ruas de Piracicaba em um cenário vibrante e cheio de vida durante o Carnaval
Ao longo dos anos, o Bloco da Ema consolidou-se como referência na cena carnavalesca da cidade, promovendo não apenas o tradicional cortejo, mas também uma série de atividades culturais ao longo do ano. Oficinas, ensaios abertos e exposições no Espaço Cultural Bloco da Ema ampliam a participação da comunidade e reforçam o acesso à cultura.
De acordo com o Mandato Coletivo, “o Bloco da Ema tem um papel fundamental na preservação e promoção da cultura popular em Piracicaba, trazendo alegria, tradição e identidade ao nosso Carnaval de rua". A homenagem foi entregue ao artista Tony Azevedo durante o desfile do Cordão do Mestre Ambrósio, pela vereadora Silvia Morales e o co-vereador Pablo Carajol.