O Procon-SP divulgou na última
sexta-feira (14) a lista das empresas com mais reclamações registradas em sua
plataforma ao longo de 2024, destacando 250 mil reclamações em que foi preciso
o auxílio de um especialista para ajudar o consumidor, incluindo sessões de
conciliação entre consumidores e fornecedores.
De todas as reclamações, 255.536
(238.995 feitas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 nos 71 Procons
Municipais participantes) não foram resolvidas em um primeiro contato e se
transformaram em um processo administrativo (reclamações fundamentadas), que
formam a base da lista divulgada anualmente, e que geram os índices de
insatisfação.
Os índices de resolução nesta “segunda
fase” do processo, em termos gerais, seguem abaixo das expectativas. Em 2024,
apenas 29,1% das queixas feitas diretamente no Procon-SP foram resolvidas, ante
31,7% de soluções dos processos no ano anterior (220.167) – queda de 2,6 pontos
percentuais.
Já o percentual de resolução na segunda
fase nos Procons municipais foi de 54,1% (16.541 reclamações em 71 Procons
municipais) em 2024 e 39,5% (12.947 reclamações em 35 Procons municipais
participantes) em 2023.
Veja quais foram as empresas com mais
reclamações em 2024
As três empresas com mais reclamações
não resolvidas na primeira fase e se transformaram em um processo
administrativo, requerendo o auxílio de um especialista do Procon-SP, em 2024,
foram: Yeesco (loja online que comercializa roupas e acessórios), com 10.647
queixas; Enel Eletropaulo (concessionária de distribuição de energia elétrica
na Capital e região Metropolitana de São Paulo) com 8.508 reclamações; e pela
plataforma de turismo Hurb Technologies, com 7.554 registros.
Quanto ao índice de solução, a Yeesco
resolveu apenas 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo apresentou resposta
favorável para apenas 16,4%; e a Hurb Technologies resolveu apenas 0,3%;
lembrando que estas três empresas foram, em algum momento, multadas pelo
Procon-SP em razão do desrespeito à legislação – Yeesco no início deste ano,
Enel em 2024 (duas vezes) e a Hurb, em 2023.
A divulgação das empresas com mais
reclamações fundamentadas no ano anterior é uma determinação do Código de
Defesa do Consumidor e uma importante ferramenta para consumidores utilizarem
quando forem adquirir um produto ou serviço; e para fornecedores, que podem
utilizar as informações de forma estratégica para aprimorar suas dinâmicas de
atendimento ao consumidor e, em muitos casos, até para a melhoria de produtos
ou serviços.
“Estes dados sobre empresas com mais
reclamações revelam que as empresas precisam encontrar formas mais assertivas
para se relacionar com os seus consumidores, aprimorando canais de atendimento,
ferramentas tecnológicas e qualificando melhor as suas equipes”, avalia Luiz
Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
Primeiras Colocadas nos Últimos 5 Anos
do Cadastro do Procon-SP
2024 – Yeesco
2023 – Hurb Technologies
2022 – Faci.ly
2021 – Eletropaulo – Enel
2020 – Eletropaulo – Enel