Tocando Agora: ...

Mandato coletivo apresenta demandas para o secretário de Cultura

Publicada em: 27/03/2025 13:17 - Política

O Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV), por meio do integrante Jhoão Scarpa, esteve em reunião com o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, nesta quarta-feira, 26/03, para tratar sobre o andamento do projeto de lei que estabelece alterações na composição do Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural).


Uma minuta do projeto foi entregue ao secretário no mês de fevereiro pelos integrantes do Fórum Plurianual em Defesa da Cultura do Município de Piracicaba, composto por artistas, artesãos e representantes de grupos ligados ao setor cultural do município, e coordenado por Jhoão Scarpa.


Além de buscar a ampliação de 12 para 22 do número total de membros do Conselho – que é composto de forma paritária por representantes da sociedade civil e do Poder Executivo Municipal -  a minuta também prevê a realização de eleições diretas para a escolha dos representantes da sociedade civil. O texto proposto também prevê a mesma quantidade de suplentes em relação à de titulares.


Segundo o secretário Carlos Beltrame, a minuta foi analisada pela Procuradoria Geral do Município, que retornou com algumas alterações. O texto ainda será finalizado, para ser enviado em breve à Câmara.


Durante a reunião, Jhoão Scarpa apresentou ao secretário uma sugestão de projeto de instalação do Memorial Comurba, na Praça José Bonifácio, em tributo às vítimas do desabamento do edifício Comurba, ocorrido em 1964. O projeto arquitetônico foi desenvolvido voluntariamente pelo arquiteto Marcelo Guidotti, do coletivo ViaViva Urbanismo e a criação artística foi realizada pelo artista Palmiro Romani. 


A proposta de instalação do Memorial Comurba é de autoria do Mandato Coletivo, instituída pela lei 10.191/2024. O secretário Carlos Beltrame informou que irá verificar, junto à Secretaria Municipal de Obras, a viabilidade de execução do projeto. 


Outro tema trazido por Jhoão foi sobre os espaços da secretaria que ainda não possuem diretores nomeados, como os Teatros Municipais Dr. Losso Netto e o Erotides de Campos. Segundo o secretário, ele já está em tratativas com o gabinete do prefeito para resolver essa questão.


Jhoão Scarpa também sugeriu a abertura de chamadas públicas para utilização dos espaços da Secretaria da Cultura que estão ociosos, de forma a serem ocupados por produtores e grupos de artistas que necessitam desses locais temporariamente para ensaios e produções. “O uso desses espaços facilitaria o trabalho de grupos independentes, o que contribuiria para mais diversidade de produções artísticas no município", disse.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...