Informações e Foto da Policia Militar
Na manhã desta segunda-feira (07), cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram terras pertencentes à Usina São José, localizadas às margens do Rio Piracicaba. Os manifestantes montaram um acampamento e bloquearam a via de acesso à usina utilizando faixas, bandeiras e pedaços de madeira, dando início a uma manifestação no local.
Os representantes do movimento alegaram que o protesto era motivado pela recente mortandade de peixes no Rio Piracicaba e pela reivindicação de posse das terras da usina, que, segundo eles, estariam improdutivas. Contudo, foi constatado que a área invadida estava sendo utilizada para o cultivo de cana-de-açúcar.
Equipes, incluindo efetivo de Rádio Patrulha das companhias do 10º BPM/I e do 10º BAEP, além de comandantes de companhia e do subcomandante do 10° BPM/I, foram acionadas para a ocorrência. O comandante da companhia responsável realizou orientações e tentou diálogo com os líderes do movimento, solicitando a desobstrução da via e a desocupação da propriedade.
Após negociações, os manifestantes liberaram a estrada de acesso, mas mantiveram a ocupação dentro da área da usina. Diante da negativa em deixar completamente o local, a Polícia Militar realizou a dispersão dos integrantes com o uso de munição química. Os membros do movimento se retiraram da área e se deslocaram até a Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, onde seguem mobilizados.
Até o momento, não houve registro de feridos ou prisões. A Polícia Militar continua acompanhando a movimentação para garantir a ordem pública e segurança na região.
 
 