Tocando Agora: ...

Evair Sousa lança novo livro infantil que celebra a cultura afro-brasileira

Publicada em: 11/04/2025 11:44 - Piracicaba

O escritor Evair Sousa está na fase final de produção de seu segundo livro infantil, Tum Maraca: Da África para o Brasil, que celebra a cultura afro-brasileira através da música, da dança e das tradições do maracatu. A obra, ricamente ilustrada por Laura Lino e diagramada pela MAPG Produções Gráficas, tem lançamento previsto ainda neste mês de abril.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo — uma iniciativa do Ministério da Cultura do Governo Federal — e com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, o livro será distribuído gratuitamente para todas as escolas públicas da cidade, além de entidades que atendem crianças.

Com uma proposta lúdica e educativa, Tum Maraca apresenta elementos da cultura afro-brasileira de forma interativa. O miolo do livro é em preto e branco, convidando as crianças a colorirem as páginas e participarem ativamente da narrativa. “As ilustrações estão maravilhosas e complementam cada palavra do livro”, destaca o autor.

Além da distribuição gratuita, o lançamento será acompanhado por sessões de contação de histórias em diversos pontos da cidade. Durante os eventos, as crianças participarão de brincadeiras baseadas no jogo que acompanha a obra — e todas elas receberão um exemplar do jogo para levar para casa.

“Mais do que um livro, este projeto é uma celebração coletiva da nossa cultura. Queremos que as crianças se vejam na história, brinquem com ela e aprendam enquanto se divertem”, afirma Evair.

Confira os próximos locais e datas das apresentações de Tum Maraca: Da África para o Brasil:

14/04 – 19h

Projeto Casarão – Casa do Hip Hop – Mário Dedini

Rua Roma, 575, Parque Orlanda

Aberto ao público – entrada franca


 17/04 – 14h50 às 16h30

EE Francisco Mariano da Costa (PEI) – Novo Horizonte

Atividade interna, exclusiva para alunos do 6º ano


25/04

Centro de Reabilitação de Piracicaba

Atividade interna


26/04 – 14h

Casa do Hip Hop – Paulicéia

Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200, Paulicéia

Aberto ao público – entrada franca

Compartilhe: