Por Agência SP
Três
futuros grandes projetos vão somar mais R$ 21,8 bilhões em melhorias para
estradas de São Paulo: o Lote Paranapanema, a Rota Mogiana e o Circuito das
Águas — que abrangem 1.203 quilômetros de rodovias em diferentes regiões do
estado. Eles fazem parte da nova geração de concessões realizadas pelo Governo
de São Paulo por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Os
investimentos vão ser incluídos no SP pra Toda Obra, maior programa de
modernização e melhorias do sistema rodoviário da história do estado. O pacote
reúne R$ 30 bilhões de investimento em rodovias públicas e concedidas, somando
iniciativas do DER e das concessionárias, fiscalizadas pela Agência de Transporte
do Estado (Artesp). São mais de 1.500 obras, com extensão de 22,3 mil km e 252
mil empregos criados. Ao todo, já são 544 obras concluídas, 208 em andamento e
829 melhorias a caminho.
Após
a assinatura das novas concessões, os investimentos devem ultrapassar R$ 50
bilhões. O maior dos três novos lotes é o Circuito das Águas, que compreende
533 km de rodovias, atravessando 33 municípios. O projeto tem papel estratégico
para a economia, o turismo e a mobilidade do interior paulista. Estão previstos
R$ 10 bilhões em investimentos, com obras de duplicação, ampliação de
capacidade, construção de acostamentos, faixas adicionais e passarelas.
Um
dos diferenciais desses projetos é a implantação do sistema de pedágio
eletrônico free flow, que substitui as antigas praças físicas por pórticos de
leitura automática. O modelo permite ao usuário pagar apenas pela distância
percorrida, de forma proporcional e automatizada, trazendo mais justiça
tarifária e social, fluidez no tráfego e redução no número de acidentes.
No
Lote Paranapanema, o projeto contempla 285 km de rodovias e prevê investimentos
estimados em R$ 5,8 bilhões. As obras incluem duplicações, construção de
dispositivos de acesso, passarelas e melhorias viárias que visam ampliar a
fluidez do tráfego e garantir mais segurança aos motoristas. A iniciativa
beneficiará diretamente 13 municípios da região.
Já
a Rota Mogiana abrangerá 385 quilômetros e impactará positivamente 19
municípios. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões, com foco em duplicações,
implantação de faixas adicionais, acostamentos e passarelas, além de outras
intervenções de infraestrutura voltadas à mobilidade e ao desenvolvimento
regional.
SP
pra Toda Obra
Com
o novo programa São Paulo pra Toda Obra, o Estado leva benefícios reais aos
moradores de todas as regiões, promovendo a modernização de rodovias estaduais
— públicas e concedidas —, além de estradas vicinais. Este é o maior programa
de infraestrutura viária da história do Estado, com um investimento que soma R$
30 bilhões em obras entregues, em andamento e com ordens de serviço já
assinadas para o início dos trabalhos, em rodovias públicas e concedidas.
A
iniciativa, que deve ser ampliada, já contempla 22,3 mil quilômetros — o
equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem
grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez,
mais de 1,5 mil obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o
desenvolvimento do estado.
O
impacto no mercado de trabalho também é expressivo: cerca de 250 mil empregos —
um número superior à população de cidades médias do interior, como Araçatuba,
que tem cerca de 200 mil habitantes. Além disso, o programa beneficia 8 em cada
10 municípios paulistas e alcança mais de 540 cidades.