A religião do 3º milênio deve ser o amor!
Bom dia, caro leitor! Saúde e paz para nós!
A frase que dá nome ao texto de hoje era dita por Fábio Junior há muito tempo, antes de cantar seu sucesso “Pai” em alguns de seus shows!
Sempre me senti tocada por esta frase, pois numa sociedade majoritariamente cristã como a brasileira, este deveria ser um mantra a ser repetido diariamente.
A morte do Papa Francisco nos mostrou que é possível viver profunda e diariamente essa proposta. Como ele mesmo fazia, é possível estabelecer uma comunicação sem fronteiras. A comprovação do que escrevo está na quantidade imensa de não católicos e não cristãos que fizeram questão de ir lhe dizer adeus!
Seu legado de pontes (termo que ele usava muito) foi demonstrado por sua postura. Sua verdadeira religião era o amor. E isso se via todas as vezes que ele:
· considerava amorosamente o próximo
· pregava a Paz
· respeitava o diferente
· considerava e acolhia sem julgamentos o sofrimento alheio
· abria-se ao diálogo
· respeitava a Natureza...
Tantos exemplos... A sua postura era de puro amor, esse amor não idealizado em que aquele que ama é assertivo, direto, firme!
O amor, a religião que bem poderia ser a deste 3º milênio, deverá incluir respeito, consideração, acolhimento, abertura. O amor tem muitas faces e podemos, cada um a sua maneira e dentro de suas possibilidades, promovê-lo. Começando em casa, dialogando, buscando compreender os filhos, os pais, os cônjuges... No trabalho com salários dignos e justos, pleno de diálogo e respeito nas relações e soluções para que todos ganhem. Numa Educação que privilegie não apenas a informação, mas principalmente, comportamentos saudáveis e éticos...
Você, caro leitor, pode ser um mensageiro dessa religião. Basta começar!
Paz e Bem aos de boa vontade e que buscam semear um mundo renovado e melhor!
Bia Mattos
Psicóloga CRP 06/29269
Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos
Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.