Foto: Hector Vivas/Getty Images/AFP
Neste domingo, 4 de maio, pela 6ª etapa da Fórmula 1, no Grande Prêmio de Miami, nos Estados Unidos, deu McLaren, com Oscar Piatri, seguido de Lando Norris e George Russel, da Mercedes completando o pódio.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, que vinha fazendo uma boa prova, teve que abandonar, a sua Sauber.
A corrida
A largada foi agitada, com Norris não conseguindo manter a segunda posição e saindo da pista após 'chega pra lá' de Verstappen: Lando despencou para sexto. No meio do grid, Bortoleto chegou a superar o heptacampeão Lewis Hamilton, mas o inglês da Ferrari conseguiu recuperar o 12º posto.
Na volta 2, safety car virtual acionado: Jack Doohan, da Alpine, e Liam Lawson, neozelandês da Racing Bulls, tiveram toque: pior para o australiano, que teve furo no pneu. Logo após, pista liberada. Buscando Verstappen, Piastri não teve problemas para superar Kimi Antonelli e tirar o P2 do italiano da Mercedes.
Escalando o pelotão em busca da posição inicial novamente, Norris foi na busca por Russell, sem dificuldades na hora da manobra sobre o inglês da Mercedes. Assim, na volta 10 de um total de 57, o top 5 era o seguinte: Verstappen, Piastri, Norris, Antonelli e Russell.
No 14º giro, Piastri conseguiu passar Verstappen, assumindo a liderança da prova após usar bem o DRS. Na sequência, Max entrou no alvo de Norris. Lando passou o rival na volta 17, mas tomou o troco do holandês logo no giro seguinte. Nesta mesma volta, Norris passou de modo definitivo.
Depois, Hamilton passou o francês Esteban Ocon, da Haas, e entrou no top 10. No 27º giro, Verstappen fez seu pit para troca de pneus (duros para médios) em reação à parada de Kimi Antonelli (também de duros para médios). Max voltou à frente de Andrea e manteve o terceiro lugar 'virtual'.
Na volta 29, o britânico Oliver Bearman, da Haas, abandonou, causando safety car virtual que propiciou vários pits no GP de Miami, incluindo as paradas dos dois ponteiros, Piastri e Norris. Quem se deu bem foi Russell, que se beneficiou do safety car virtual e passou Verstappen, subindo para terceiro.
No 30º giro, bandeira verde, com Bortoleto reportando problemas na unidade de potência de sua Sauber. Na volta seguinte, o anglo-tailandês Alex Albon, da Williams, passou Kimi Antonelli para subir ao quinto lugar. Companheiro de Albon no time de Grove, o espanhol Carlos Sainz passou o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, para ir ao sétimo posto. Gabriel, por sua vez, confirmou a tendência e abandonou. Já o japonês Yuki Tsunoda, da Red Bull, teve punição de 5s por exceder a velocidade no pitlane.
O abandono de Bortoleto gerou o último safety car virtual da corrida. Daí em diante, o destaque ficou por conta da confusão da Ferrari com Hamilton e Leclerc: os dois pilotos pediram para passar um ao outro em diferentes momentos e geraram rádios tensos. Isso porque ambos brigavam por posição contra Sainz, atrás, -- o espanhol pressionava os ferraristas após perder posição no safety car virtual -- e Kimi Antonelli, à frente. No fim, Leclerc terminou em sétimo e Hamilton, em oitavo.
1 O PIASTRI McLaren Mercedes 57 voltas
2 L NORRIS McLaren Mercedes +4.630
3 G RUSSELL Mercedes +37.644
4 M VERSTAPPEN Red Bull Honda +39.956
5 A ALBON Williams Mercedes +48.067
6 A ANTONELLI Mercedes +55.502
7 C LECLERC Ferrari +57.036
8 L HAMILTON Ferrari +60.186
9 C SAINZ Williams Mercedes +60.577
10 Y TSUNODA Red Bull Honda +74.434
11 I HADJAR RB Honda +74.602
12 E OCON Haas Ferrari +82.006
13 P GASLY Alpine +90.445
14 N HÜLKENBERG Sauber Ferrari +1 volta
15 F ALONSO Aston Martin Mercedes +1 volta
16 L STROLL Aston Martin Mercedes +1 volta
L LAWSON RB Honda NC
G BORTOLETO Sauber Ferrari NC
O BEARMAN Haas Ferrari NC
J DOOHAN Alpine NC
Classificação de pilotos:
1 – Oscar Piatri (McLaren) 131
2 – Lando Norris (McLaren) 115
3 – Max Verstappen (Red Bull) 99
4 – George Russell (Mercedes) 93
5 – Charles Leclerc (Ferrari) 53
6 – Kimi Antonelli (Mercedes) 48
7 – Lewis Hamilton (Ferrari) 41
8 – Alexander Albon (Williams) 30
9 – Ocon (Haas) 14
10 – Stroll (Aston Martin) 14
Mundial de Construtores:
1 – McLaren 246
2 – Mercedes 141
3 – Red Bull Racing 105
4 – Ferrari 94
5 – Williams 37
6 – Haas F1 Team 20
7 – Aston Martin Racing 14
8 – RB 8
9 – Alpine 7
10 – Sauber 6
 
 