Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

 

A Rádio Piracicaba traz neste domingo, 21 de abril a décima terceira edição da Coluna Retrô e vamos falar as propagandas na TV nos anos 90.

 

Na área da comunicação, o crescimento da internet e da telefonia móvel em todo mundo começaram a mudar o jogo em relação às mídias tradicionais.

 

Diante desse cenário, a publicidade foi capaz de produzir algumas das campanhas mais incríveis e lembradas de todos os tempos. 

 

Poupança Bamerindus

 

Esta foi uma das várias versões dos comerciais feitos para o banco Bamerindus, que usou diversas referências culturais para divulgar sua poupança. Para assistir a outras versões do mesmo comercial. Apesar dos comerciais da Poupança Bamerindus fazerem sucesso, a empresa acabou falindo alguns anos depois.

 

Guaraná

 

O Guaraná possuía um grande número de vendas entre adultos e crianças, porém nem tanto entre os jovens. Dessa maneira, surgiu a ideia da pipoca com Guaraná, já que a pipoca era o item mais consumido no cinema, e este era muito frequentado por jovens. Com um jingle no melhor estilo “twist”, fato é que o comercial fez tanto sucesso que atingiu as pessoas de todas as idades!



 

Tesourinha do Mickey

 

Da série: tentando vender um produto entre crianças apelando para a inveja. Este é um exemplo de como a publicidade pode ser muito persuasiva, por um lado, mas totalmente inadequada, por outro.



 

Varig

 

Quando uma marca inova em algo que é muito pedido pelos clientes, ela tem que mostrar essa qualidade de maneira memorável. Esse foi o caso da Varig, que fazia voos com menos escalas do que outras companhias aéreas. O que ela fez? Um jingle que destacava a sua qualdiade através da ironia. O resultado: sucesso.



Parmalat

 

Mamíferos da Parmalat foi uma das campanhas mais fofas da história da publicidade brasileira, com crianças pequenas vestidas de filhotes! Essa propaganda fez tanto sucesso entre pais e crianças, que muitas crianças na época também tiraram fotos vestidas de filhotes. É muito envolvimento em uma campanha só!




DDD

 

O trio simpático e irritante da Embratel embalou vários comerciais da marca e fez sucesso, popularizando o DDD. Essa foi uma das propagandas do trio que mais fizeram sucesso, principalmente pelo jingle divertido e pelas danças animadas das crianças.



Deixe seu Comentário