Foto Capa: Camisa utilizada pelo Brasil no Sul-Americano de 1917 / Museu da CBF
A grande polêmica da semana foi, o Brasil vai jogar de vermelho? A informação de que isso poderia acontecer foi publicada pelo site “Footy Headlines” .
A Seleção Brasileira já vestiu outras cores de uniforme.
Mas em Copa do Mundo, será a primeira vez que a Seleção Brasileira vai vestir um uniforme que não pertencem à bandeira nacional.
A camisa vermelha já foi utilizada pelo Brasil em duas ocasiões. Ambas em jogos válidos pelo Campeonato Sul-Americano de Futebol, competição que em 1975 mudaria o nome para Copa América.
Na edição de 1917, as seleções do Uruguai e do Chile também atuavam de branco, assim como a seleção brasileira. Dessa forma, foi preciso realizar um sorteio que determinou que o Brasil entraria em campo com uma camisa vermelha nas duas partidas.
Jogando dessa forma, a seleção foi goleada pelo Uruguai por 4 a 0 e goleou o Chile por 5 a 0, terminando o Sul-Americano na terceira colocação.
Quase vinte anos depois, em 1936, novamente o Brasil perdeu um sorteio e precisou improvisar em um Sul-Americano, ao enfrentar o Peru, que vestia branco. Como a competição foi disputada na Argentina, os brasileiros tomaram emprestado o uniforme do Independiente. E venceram por 3 a 2.
A Seleção Brasileira, já utilizou um uniforme preto, foi no ano de 2023. Na oportunidade entrou em campo, num amistoso contra Guiné, em uma ação da CBF contra o racismo.
Camisa Preta utilizada pelo Brasil, em 2023 - Foto - CBF
A primeira vez que o Brasil jogou com uma camisa azul não foi na final da Copa do Mundo de 1958, como muitos imaginam. A estreia do azul já havia ocorrido 20 anos antes, no Mundial de 1938.
Na partida contra a Polônia, pelas oitavas de final, a Seleção precisou abdicar da camisa branca, uma vez que também era a cor do uniforme do adversário. Assim, de improviso, os brasileiros utilizaram uma camisa azul, porém em tom mais claro, lembrando a tradicional celeste do Uruguai. Não houve nem tempo de bordar o escudo da CBD.
Em campo, um jogaço, e vitória do Brasil por 6 a 5, com três gols de Leônidas da Silva. Até hoje, esse é o jogo da Seleção com maior número de gols em Copas do Mundo.