35. Receitas
Eu gosto de cozinhar, de fazer receitas diferentes e de receber pessoas para compartilhar uma refeição.
Na minha casa estar em volta da mesa, era tão normal que a gente nem percebia.
Acho que herdei esse amor à comida e ao comer da minha família mesmo, mãe, tias e primas sempre cozinhando e fazendo questão de juntar todos à mesa.
Eu me lembro com saudade das comidas que minha mãe fazia, algumas coisas que tinham sabores tão especiais que hoje, por mais que se tenha a receita exata, não ficam perfeitas como eram.
Aí é que entra o fator afetividade, porque era tudo preparado com carinho, mas as vezes também era feito às pressas e apenas com o que se tinha na dispensa e na geladeira, e que as vezes, não eram muitos ingredientes.
Mas dávamos valor! Não só o valor monetário, pois sabíamos que o pouco era muito, mas o valor pelo trabalho de transformar aquele alimento em algo especial.
Minhas tias por parte de pai, tinham o costume de se reunirem e fazerem “mantecal”. Se trata de um biscoito delicioso, que desmancha na boca, e elas continuam fazendo até hoje a mesma receita que era de sua mãe e sua avó. Era uma tradição das famílias espanholas. Tinha muita gente misturando a massa, gente falando alto, rindo, brincando, untando formas, fazendo bolinhas para assar e o cheirinho dos mantecais saindo do forno...ah que delícia!
Existem várias receitas de Mantecal, vou deixar uma aqui:
MANTECAL ESPANHOL
INGREDIENTES
500gr de banha
120gr de açúcar (1 xic)
1 xic de pinga
1kg de farinha
MODO DE PREPARO
Bata na batedeira a banha, o açúcar até o ponto de um creme.
Acrescente a pinga e bata em velocidade baixa por mais uns 2 minutos.
Acrescente metade da farinha de trigo nessa mistura, mas agora misture com as mãos.
Acrescente aos poucos a farinha.
Termine de amassar em uma pedra/pia até a massa ficar lisa.
Faça bolinhas, coloque em uma assadeira e coloque no forno pré-aquecido por 5 minutos a 180°C.
Asse por aproximadamente 30 minutos a 180°, ou até ficar dourado.
Receitas são tesouros imateriais, são cultura e arte, são também afeto e cuidado. Cozinhar para alguém é um ato de amor.
“Mas sempre tinha a cama pronta
E rango no fogão
Com luz acesa, me espera no portão
Pra você ver
Que eu tô voltando pra casa
Me vê
Que eu tô voltando pra casa
Outra vez...”
Música: Casa de Lulu Santos.
Colunista:
Wana Narval
Cantora, pedagoga, licenciada em Música, mestre em Educação e escritora, é uma artista atuante na cidade de Piracicaba, participando de diferentes projetos culturais. Já cantou como back vocal com a dupla Cézar e Paulinho e foi vocalista na banda Opus, Falando da Vida, Revivendo. Intérprete versátil e eclética, domina diversos estilos musicais e canta em variadas línguas, atualmente integra a Banda Claro Cristal, Banda JáQue, Ternamente eclético, Casa de Noel, como a Mamãe Noel e o Duovox.
Instagram @wananarval